São Norberto

Norberto nasceu por volta de 1080, na Alemanha. Filho mais novo de uma família da nobreza, podia escolher entre a carreira militar e a religiosa. Ele escolheu a vida religiosa, mas vivia despreocupado e numa vida de luxo e festas constantes. Um dia foi atingido por um raio enquanto cavalgava no bosque.

Quando despertou do desmaio, ouviu uma voz que lhe dizia para abandonar a vida mundana e fosse praticar a virtude. A partir disso, abandonou a família, os amigos, as posses e a vida dos prazeres. Passou a percorrer sozinho, com os pés descalços e roupa de penitente, os caminhos da Alemanha, Bélgica e França. Talvez envergonhado pelo passado, se engajou na luta por reformas na Igreja, visando acabar com os privilégios dos nobres no interior do Cristianismo.

Fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, conhecidos como Monges Brancos, por causa da cor do hábito. Foi nomeado, em 1126, Arcebispo de Magdeburgo e escolhido para conselheiro espiritual do rei. Norberto morreu no dia 6 de junho de 1134, sendo considerado o maior reformador do século XII.

 

Santos de Janeiro

Ver todos

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno