Notícias

Restauração resgata história da Igreja Matriz de Trindade

Com um trabalho minucioso, as obras passam por processo de recuperação de pinturas antigas.

AFIPE_MATRIZ_14_03_2014Recentemente, a restauração da Igreja Matriz de Trindade (GO), que teve início no final do ano de 2013, passou a contar com os trabalhos da técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis e imóveis, Kátia dos Reis Ferreira da Silva Moura, para a descoberta de vestígios originais nas pinturas.

Com equipamentos e técnicas de recomendações internacionais, ela realiza uma pesquisa nas paredes do antigo Santuário em busca das pinturas feitas há muitos anos que representavam toda a história da salvação. “Nesta primeira etapa da pesquisa, encontrei, embaixo de cerca de 8 camadas de massa corrida, vestígios de cores primárias. Pude identificar cores vermelho, azul, amarelo e verde”, revela a historiadora.

No final da pesquisa, ela apresentará um relatório de tudo o que encontrou. A restauração da Igreja Matriz teve início com a retirada do piso para substituição das vigas de madeira. Todo o trabalho está sendo acompanhado e fiscalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a coordenadora técnica do Iphan, Beatriz Otto de Santana, a obra também já passou pela “execução de vigas de concreto para apoiar o novo barroteamento e piso, substituição de pés de esteio, substituição de requadros de algumas portas, reforço na base dos pilares em arco com travamento, revisão com substituição de peças faltantes nas janelas da torre e revisão da escada da torre com execução de corrimão”.

Os traços da antiguidade estão sendo todos mantidos com o objetivo de preservar toda uma tradição de fé e devoção ao Divino Pai Eterno. De acordo com o pároco de Trindade, padre Marco Aurélio Martins da Silva, neste momento a obra passa pela fase de instalação dos barrotes e piso, a revisão e instalação elétrica e do sistema de TV e som, iluminação, além da revisão da madeira das torres.

A intenção é preservar toda a história, que já dura mais de um século. “A nossa intenção sempre foi preservar esse patrimônio para que todos conheçam a nossa história. Quem tem história tem vida, tem presente, tem futuro. Então nós precisamos preservar a nossa história e fazer valer todo momento, cada romeiro que passou por aqui, cada padre e sacerdote que celebrou sua fé nesta Casa e deu sua contribuição para essa Igreja, para essa devoção”, destaca Pe. Marco Aurélio.

O término das obras se dará com a pintura geral. A previsão de conclusão total da restauração é para junho deste ano, antes da Romaria de Trindade, que terá início no dia 27 de junho e segue até 6 de julho de 2014.

Santuário Matriz

A Igreja Matriz de Trindade foi construída pelo Missionário Redentorista padre Antão Jorge, em 1912, cerca de 70 anos após o casal Ana Rosa e Constantino Xavier ter encontrado o medalhão – com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora – e dado início à devoção ao Divino Pai Eterno. A primeira missa na Matriz foi celebrada no dia 8 de setembro de 1912. A arquitetura se manteve por todos esses anos e o local foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e ainda como Patrimônio Cultural Material do Brasil


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno