Notícias

Vocação: Uma escolha iluminada pela fé

Encontro Vocacional oferece oportunidade para o jovem se conhecer, escolher e cumprir sua missão no mundo.

AFIPE_ENCONTRO_VOCACIONAL_28_03_2014“Vocação não é um condicionamento, uma predestinação. É um direcionamento, uma escolha, uma opção.” A afirmação é do Pe. Edinisio Gonçalves Pereira Vieira, Missionário Redentorista, animador vocacional e coordenador da Juventude Redentorista da Província de Goiás. Para ele, a vocação é a descoberta que o ser humano faz de si, no mundo, iluminado pela fé cristã. “O que ocorre quando uma pessoa se vê vocacionada para tal é um ato de reconhecer-se a si mesmo diante de uma imensidão de possibilidades que a faz optar por uma realidade de vida em detrimento de outras”, pontua.

Este ano, o primeiro Encontro Vocacional aconteceu nos dias 8 e 9 de março, no Mosteiro São Bento, no Residencial Sonho Dourado, em Goiânia (GO). O evento foi aberto a todos os jovens que desejam discernir a vida, a vocação e a missão. Assim, o encontro não foi direcionado somente às pessoas que desejam seguir a vida religiosa. O segundo encontro será realizado nos próximos dias 5 e 6 de abril, na Comunidade São Geraldo, em Paraíso do Tocantins (TO).

O cronograma envolve momentos de oração, reflexão, partilha da vida, colóquios e lazer. “Nós falamos dos diversos carismas, missão e espiritualidade na Igreja. Das variadas vocações tais como matrimonial, leiga consagrada, sacerdotal e religiosa. As múltiplas ordens religiosas e de vida consagrada, bem como a vida diocesana”, detalha o Missionário Redentorista. Foram oferecidos subsídios para mostrar ao vocacionado que há diferentes formas de realização humana, pessoal, comunitária e profissional.

Antes de falar diretamente sobre a vida missionária, os jovens que participaram do encontro foram apresentados a temas que abordam a dimensão existencial do ser humano, no que diz respeito a espiritualidade, afetividade, sexualidade, a relação consigo mesmo, com o semelhante, com o mundo em que vive e com o próprio Deus. Esta é uma maneira encontrada para que o vocacionado não se sinta condicionado e tome a sua decisão com liberdade, seja ela para a vida religiosa ou qualquer outra escolha de sua vida.

Desde 2011, a Província Redentorista de Goiás promove, anualmente, os encontros vocacionais. Eles acontecem em Trindade (GO), Goiânia (GO), Brasília (DF), São Sebastião (DF), Paraíso do Tocantins (TO) e em Nova Xavantina (MT). Segundo padre Edinisio, um dos objetivos da Igreja é favorecer a participação dos vocacionados que procuram por um discernimento. “A Igreja se propõe a ser uma facilitadora na vida de quem busca se conhecer para desempenhar, da melhor maneira possível uma missão, seja ela qual for, na família, na sociedade e na Igreja”, analisa.

Jovens em Romaria

Com o início da frente missionária da Juventude Redentorista, em cada ano um evento geral é realizado. Nos anos ímpares, acontece o Acampamento de Carnaval. Nos pares, como é o caso de 2014, acontece a romaria a uma das cidades pertencentes à Província Redentorista de Goiás.

Neste ano, a romaria será feita ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Nova Xavantina (MT). O intuito é celebrar o Ano Vocacional Redentorista. O evento terá como tema “O Redentor te chama pelo nome” e acontecerá de 10 a 12 de julho. Podem participar jovens entre 14 e 18 anos.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno