Notícias

Liturgia e Cânticos: equipes a serviço da fé

Por tradição e devoção várias pessoas ajudam durante as celebrações no Santuário Basílica de Trindade (GO).

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_19_06_2014O destaque do quadro Em Nome da Vida exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 19, foi para as equipes da Liturgia e a dos cânticos, que atuam durante a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Devotos que dedicam parte do tempo a serviço da fé. (Assista ao vídeo abaixo)

O trabalho nos dez dias de Romaria envolve muita gente. A preparação começa meses antes e tudo tem que ser planejado para que a Festa seja bonita, afinal, milhares de romeiros chegam a Trindade para louvar o Divino Pai Eterno.

A equipe que ajuda na Liturgia é grande. “São sete equipes, e quem coordena as sete é a equipe dos cerimoniários, são três cerimoniários principais que depois são auxiliados por outros cerimoniários”, explica o frater Murillo Carvalho.

Gilca Borges é leitora no Santuário Basílica há 15 anos. Para ela é gratificante levar a palavra de Deus aos fieis: “Eu sou uma das primeiras leitoras do grupo, sou daquela época que perguntavam quem queria fazer a leitura e eu sempre levantava o dedo. Acredito que a leitura ajuda com que os devotos cresçam na fé através do nosso testemunho”.

O Ministro da Eucaristia, José Martins Pereira, sempre morou em Rondônia, há dois anos ele voltou para sua terra natal e, desde então, sempre serve ao Santuário Basílica. “Eu fui privilegiado por chegar até aqui e trabalhar nesta Festa. Há dois anos que eu estou trabalhando nela e me sinto honrado em ser um ministro e trabalhar aqui. Eu não quero me afastar deste cargo nunca na minha vida”, afirmou.

Veja também:

Para muitos atuar na Liturgia é uma tradição de família. Como é o caso da Ministra de Eucaristia, Maria Célia Chaves Cavalcante. Ela afirmou que a maior felicidade é servir na época da Romaria: “É uma sensação muito boa. A gente fica muito feliz em servir ao Pai Eterno e aos romeiros. Tenho muita fé e ela aumenta ainda mais quanto vejo a fé dos romeiros”.

Outra equipe importante é a dos cânticos. Esse pessoal dá vida e alegria à Festa de fé. Eles se reuniram para definir os horários de cada coral para apresentação na Romaria. A expectativa é grande para quem participa pela primeira vez. “É muito bom participar desta Romaria, que desde pequeno eu participo, mas agora estou efetivamente como cântico. Eu espero poder colaborar o máximo possível com a Romaria”, disse o cantor litúrgico, Paulo Alves.

Não importa quanto tempo a pessoa tenha de Romaria. Em cada ano a vontade se renova. E como falar em Romaria de Trindade sem citar uma das figuras mais conhecidas da Festa: o Walter José, o Waltinho, que neste ano completa 38 anos de dedicação ao Pai Eterno. Ele é o autor de várias músicas que são como hinos da devoção. “O mais importante de tudo não somos nós cantando e sim o povo que vem aqui com a fé e a devoção. Nós somos só um instrumento para ajudar a caminhar, a cantar, mas é o povo que faz a Festa”, afirmou.

Mesmo antes de compor algum coral, todos participam da Romaria desde criança e hoje, a honra é poder receber os que vêm para louvar o Divino Pai Eterno. O cantor litúrgico Rodolpho Machado disse que os dias de Festa são de trabalho intenso: “São várias celebrações e a gente acaba tendo um trabalho bem grandioso, mas também bem compensativo”, relatou.

“Cada vez mais pedindo sabedoria, harmonia, para que a gente possa fazer daquilo que o Pai Eterno pede o melhor. A gente nuca chega ao topo, mas sempre procurando melhorar”, afirmou a cantora Maria Aparecida Lorenzo.

O frater Murillo Carvalho fez um convite especial: “Nós Missionários Redentoristas esperamos todos para que venham rezar conosco esses dias da graça de Deus, aqui no coração do Brasil, na Festa do Pai Eterno, mas quem não pode vir, assista na televisão, nos acompanhe pelo rádio, pelos meios de comunicação social e reze conosco, entre em sintonia neste momento louvando e bendizendo o Divino Pai Eterno”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno