Notícias

Dia dos Pais e Semana da Família

Pe. Mário Paim fala sobre a importância e o papel da figura paterna na estrutura familiar.

DESTAQUE_ENTREVISTA_04_08_14O próximo domingo, 10 de agosto, é marcado pela comemoração do Dia dos Pais e  início da Semana da Família, celebrada pela Igreja Católica até o dia 16 de agosto. Nesta segunda-feira, 4, o Programa Pai Eterno exibiu entrevista com o Missionário Redentorista Pe. Mário Paim, que abordou a importância da figura paterna e falou sobre como o cristão deve vivenciar a semana dedicada à reflexão e oração pela sua família a exemplo de Deus. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Padre, como a Igreja vê o papel do pai na família?

Pe. Mário Paim: Como plano de Deus, a proposta de Deus, que desde o início, Deus constituiu homem e mulher não só para serem felizes, mas para proporcionarem ao mundo novas vidas, e assim, a humanidade poder prosseguir e continuar sua ação, sua presença e ser parceira de Deus na vida, na criação e no mundo.

Talíta Carvalho: Como devem ser as atitudes do pai que é cristão?

Pe. Mário Paim: Buscamos apresentar de uma maneira muito simples através da figura de São José, aquele pai adotivo, discreto, que realmente assumiu sua paternidade, que no início não queria de forma alguma porque Maria estava grávida e não era dele, era uma ação do Espírito Santo. Então, quando ele tomou consciência de que aquilo era realmente uma obra de Deus, ele assumiu sua missão de pai para valer, juntamente com Maria, educando Jesus na fé, na vida da sociedade.

Talíta Carvalho: E de que forma a Igreja trabalha a responsabilidade do pai na família? Isso é feito através da Pastoral?

Pe. Mário Paim: Sim, tem a Pastoral Familiar e tem a espiritualidade cristã, que todo católico, homem, mulher, criança, jovem ou idoso, seguindo esta espiritualidade, naturalmente vai assumir sua responsabilidade, não só no sentido de peso, mas também a alegria de ser pai.

DESTAQUE_ENTREVISTA_SAGRADA_FAMILIA_04_08_14

Talíta Carvalho: Poderíamos dizer, Pe. Mário, que a figura de um pai na família corresponde à representação de Deus para a humanidade no sentido de que é aquele que nos ama e cuida de nós verdadeiramente?

Pe. Mário Paim: O pai deve buscar em Deus uma inspiração para realmente viver a vida. Deus é amor, é aquele que nos criou aquele que nos sustenta nos acompanha. Deus é um exemplo para todas as pessoas, e o pai buscando essa inspiração em Deus, naturalmente vai realmente viver o amor. Fazer com que o amor esteja presente junto da sua família, junto aos seus filhos e, principalmente junto à comunidade, junto à sociedade.

Talíta Carvalho: Qual é a importância da Semana da Família para as famílias católicas?

Pe. Mário Paim: A família é o espaço onde se desenvolve a vida, onde se protege a vida, se prepara, onde a criança tem o ambiente propício para se desenvolver, adquirir valores para que realmente ela possa encarar o mundo e a sociedade.

Talíta Carvalho: Como o cristão deve vivenciar essa Semana da Família?

Pe. Mário Paim: Vivenciar assumindo uma postura, uma atitude em favor da família. Com muita sabedora a Igreja no Brasil lançou a Semana da Família para justamente cada cristão, cada católico, e quem não é cristão e não é católico é convidado a participar dessa reflexão, desta oração, deste incentivo para que realmente a família seja o foco onde sendo visualizada, evangelizada nos seus desafios, principalmente naquilo que realmente constitui a beleza da família. Então, vale a pena cada ser humano, cada pessoa e o católico participar.

Talíta Carvalho: Qual é a mensagem que o senhor pode deixar para todos os pais?

Pe. Mário Paim: A beleza de ser pai é uma coisa inconfundível. A alegria de ser pai, imagino que seja inspirada naquilo que Deus criou, desenvolveu, acompanha, protege. O pai tem uma missão muito especial. Ser pai é alguma coisa extraordinária!

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno