Notícias

Associação Polivalente São José: projeto social que transforma vidas

A ONG atende cerca de mil pessoas por mês e há um ano recebe apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_5_21_08_14O Programa Pai Eterno mostrou nesta quinta-feira, 2, o trabalho da Associação Polivalente São José, mais um projeto social que teve a história transformada depois que passou a contar com o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O destaque foi do quadro Em Nome da Vida, que segue até amanha conta. (Assista ao vídeo abaixo)

A instituição é uma Organização Não Governamental (ONG) ligada à Igreja Católica, foi fundada em 1996 e é localizada em uma comunidade da periferia de Goiânia. “Tudo começou com as irmãs que vieram da Espanha, que tem a Congregação no Chile, fizeram um ótimo trabalho aqui com a comunidade. Elas precisaram ir embora e pediram que a comunidade assumisse”, contou a presidente da Associação, Suelene de Almeida.

A Associação Polivalente São José desenvolve atividades voltadas para a inclusão social, através da educação, cultura e capacitação profissional. Entre crianças, jovens e adultos são atendidas no total cerca de mil pessoas por mês.

A coordenadora pedagógica, Maria das Graças Campos, falou sobre os atendimentos oferecidos: “Atendemos desde a gestação até a terceira idade. Os projetos atendem a todos os públicos. Temos o grupo de gestantes, que é o Geração Futuro; o Profeta do Cerrado, de 6 a 14 anos; e temos a capacitação profissional para as famílias para a geração de renda imediata; e temos também o Vivendo a Melhor Idade, que atende a terceira idade”.

Segundo a orientadora social, Giselle Carolina Sampaio, a associação transforma a história de muita gente. “A gente pode mudar a realidade e dar a oportunidade de crescimento para essa participação cidadã a partir do convívio familiar, que a gente consegue transmitir e passar para todos aqui”, disse.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_3_21_08_14Por não contarem com muita ajuda tudo sempre foi bastante difícil. Até que veio a colaboração dos filhos do Pai Eterno, há um ano. “É uma possibilidade de dar para essas crianças um sonho, é o que sempre digo, queremos ter isso aqui para que as crianças possam viver verdadeiramente a sua infância, ter momentos de sonhos, esquecer a realidade delas lá fora. A Afipe nos possibilita continuar este trabalho, permitir que uma criança sonhe e viva de verdade como uma criança”, afirmou a coordenadora administrativa Elaide Cristina silva.

“A Afipe veio e graças a Deus é uma parceria maravilhosa que nós temos”, completou a presidente Suelene.

Na ONG são oferecidas oficinas como a dança, e a animação é total. A criançada é só alegria. Thainá Oliveira, 7 anos, é uma aluna dedicada “A gente dança, tem brincadeira e fazemos ginástica”, contou.

“Muitas crianças chegam aqui tímidas, tristes e no final a gente vê uma criança diferente, mais alegre, talvez aqui elas conseguem esquecer a realidade delas lá de fora e neste momento de dança se torna mais feliz, saudável”, ressaltou o professor de dança, Renato Faria.

Uma das oficinas mais concorridas é a de música. Todos querem participar. O professor de música, Hélio Rodrigues, explicou como é o trabalho: “Nos começamos com a leitura musical, a teoria em si e após as crianças começarem a leitura, que dura de três a seis meses, depois eles começam a pegar os instrumentos musicais”.

Para Brayan Almeida, 11 anos, as aulas de música representam a possibilidade de um futuro promissor. “É bom para aprender para ser alguma coisa no futuro e para tirar a gente das ruas, das drogas e das brigas. A minha mãe diz que a influencia que eu tenho aqui é o que ela sempre quis. A minha vida mudou, comecei a ser uma pessoa mais gentil, educado e a me empenhar mais nas coisas, até na escola mesmo”, disse.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno