Notícias

Igreja Matriz de Trindade: um Patrimônio Nacional

Superintendente em Goiás do Iphan, Salma Saddi, destaca importância de Trindade para o contexto histórico do Brasil.

DESTAQUE_ENTREVISTA_TXT_25_08_14No próximo dia 31 de agosto, Trindade (GO) completa 94 anos. Por esta razão, o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 25, exibiu entrevista com a superintendente em Goiás do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Salma Saddi, que falou sobre o tombamento histórico da Igreja Matriz, bem como destacou alguns pontos importantes da história oficial da Capital da Fé de Goiás para o contexto nacional. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Qual é o título que a Igreja Matriz de Trindade, o Santuário Velho recebeu?

Salma Saddi: Foi votado por unanimidade o reconhecimento, o tombamento da Igreja Matriz como um Patrimônio Nacional. Isso representa a importância dela no contexto da história do Brasil. Ela já era tombada pelo governo do Estado de Goiás, hoje ela é reconhecida pelo governo federal como um Patrimônio Nacional. A importância é que se reconhece aquele templo como parte da história do nosso país. Nós temos muitas histórias para contar e a Igreja Matriz é um espaço que guarda grande parte desta história. Desde que encontraram o medalhão, essa fé, esse fervor em torno do Pai Eterno nunca se esmoreceu, pelo contrário, ele sempre foi cultuado e dia após dia difundido no Brasil e no mundo.

Douglas Branquinho: Falando ainda sobre a Matriz, desde o título ela tem passado por uma restauração, recentemente na pintura, no piso e esteios. Qual é a preocupação que se tem no caso de uma restauração?

DESTAQUE_ESPECIAL_MATRIZ_DE_TRINDADE_TXT_25_08_2014Salma Saddi: O próprio nome já diz, a restauração é respeitar os elementos construtivos daquela igreja e bulir o mínimo possível. Quando começa a trocar tudo, é uma reforma, então não tem sentido o tombamento dela. Então, quanto mais mantiver os elementos construtivos originais, estaremos preservando-a para a memória. Primeiro, nós trabalhamos o telhado, segundo, trabalhamos o piso, pois ele é todo tabuado e a madeira em vários trechos já estava apodrecida. Os barrotes, por baixo da madeira do piso, também estavam em grande parte apodrecida. Então, nós tínhamos que trabalhar naquilo. A nossa próxima intenção é trabalhar toda a iluminação da igreja.

Douglas Branquinho: Em relação a outros pontos turísticos, e a cidade em si, existe potencialidade para receber outros títulos?

Salma Saddi: Tombamento a nível federal, acreditamos que não, mas nós podemos ter um registro federal. Agora nós estamos instruindo o processo da Romaria de Carros de Boi, que é um veículo, um transporte típico da região rural; os carreiros se encontram vindos de diversas localidades e entram na cidade há anos e anos para reverenciar o Pai Eterno. Então, nós entendemos que é uma manifestação que o Brasil precisa conhecer, e quiçá, a gente possa levar isso para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como um grande patrimônio de todos nós, não goianos, mas do nosso país, pois ele está buscando lá no homem do campo, nas nossas raízes, onde as pessoas produzem o nosso sustento, a manifestação deles diante do Pai Eterno.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno