Notícias

Presépio: espaço onde nasceu Jesus Cristo

Saiba mais sobre a tradição cristã da época natalina.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2014_11_12A montagem do presépio é uma tradição cristã sempre feita na época em que se celebra o Natal. O termo presépio é derivado do latim, e faz referência a algo semelhante a um estábulo ou curral. Espaço onde nasceu Jesus Cristo. O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 12, falou mais sobre o assunto. (Assista ao vídeo abaixo)

“O presépio tem o significado para nós, cristãos, da gruta de Belém. A gruta, onde a Virgem Maria e seu esposo José foram para ganhar o menino Deus. Presépio é para nós a gruta de Belém, o estábulo, o local onde foi colocada a criança, ali entre os animais. O presépio é para nós cristãos, um significado de um local especial, simples, humilde, deixado de lado, mas lugar onde Deus escolheu para nascer, para vir ao mundo”, explicou Pe. João Bosco de Deus.

Um presépio muito bonito sempre é montado no Santuário Basílica de Trindade (GO), no local onde normalmente fica o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Neste ano, ele vai poder ser visto a partir do dia 30 de novembro, primeiro domingo do Advento.

Pe. João Bosco falou também sobre a época ideal para montar e desmontar o presépio: “Você que deseja montar na sua casa, loja ou empresa, não deve montar antes, mas montar quatro domingos antes do Natal e deve ser desmontado mais ou menos no dia 6 de janeiro, que é o dia que celebramos o dia da visita dos reis à Jesus, dia da Epifania”.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_TXT_2014_11_12A tradição de representar a cena do nascimento de Jesus Cristo nasceu com São Francisco de Assis, em 1223. No presépio não podem faltar alguns personagens como animais, pastores, a estrela guia, os anjos, e os três reis magos e, é claro, José e Maria, além do Menino Jesus, que só chega no Natal.

“Você que monta o presépio talvez não perceba que está faltando alguma coisa, realmente está faltando, pois antes do Natal ainda não se deve colocar o Menino Deus, ainda representando na manjedoura. Somente na noite do Natal, reúna seus familiares, amigos, parentes, até os funcionários na empresa, antes de fechar sua empresa no feriado, e faça um momento celebrativo, reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e coloque na manjedoura o Menino Deus, representando o salvador que vem em nosso meio para salvar toda a humanidade”, concluiu Pe. João Bosco.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno