Notícias

Obras Sociais preparam projetos especiais para 2015

Apoiadas pela Afipe, as instituições acolhem desde crianças até idosos. A colaboração de cada devoto ajuda a manter ações pedagógicas, sociais e de evangelização.

DESTAQUE_NEWSLETTER_2015_02_09_001As atividades deste ano já foram retomadas com novos projetos nas obras sociais que recebem ajuda da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), entre elas as Obras Sociais Redentoristas em Goiás. Um planejamento cheio de novidades, ações pedagógicas e de evangelização está previsto para o decorrer de 2015.

No Centro Social Pai Eterno (Cespe) e Centro Educacional e Capacitação de Apoio ao Menor (Cecam), no Setor Samarah, em Trindade (GO), as crianças e os adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, atividades lúdicas, esportivas e brincadeiras também integraram a programação. No aspecto religioso, serão trabalhados três temas principais durante o primeiro semestre: A Alegria do Evangelho, A Vocação Missionária da Igreja e A Santidade Cristã.

Outra ação importante será a inauguração do auditório Dom José Rodrigues. “O auditório está sendo criado para que a Igreja e as Obras Sociais tenham um local de diálogo com o povo, podendo assim contribuir ainda mais para a estruturação de nossa sociedade. Será um espaço de grande utilidade para os centros, Igreja e comunidade em geral”, explica a coordenadora dos centros sociais Cespe/Cecam, Lucélia Bueno.

No Centro Social Redentorista (CSR), localizado no Setor Pontakayana, o retorno das crianças e adolescentes, com idade entre 3 e 12 anos, foi com oração e troca de experiências vivenciadas nas férias. “Nós retornamos com muita expectativa e esperança de acolher muitas crianças este ano, uma vez que o CSR já tem 23 anos”, afirma a coordenadora pedagógica, Rosimary Alves de Oliveira Vasconcelos.

DESTAQUE_NEWSLETTER_2015_02_09_003Alisson Rodrigo Rocha, 8 anos, um dos atendidos no CSR, conta que durante os 30 dias de férias, ficou com muita saudade: “Aqui eu aprendo mais de Deus, lemos, brincamos, e até aprendemos a fazer biscuit. Tem aula de informática e muitas atividades. Eu faço muitos amigos aqui, as professoras me tratam bem. São todos muito carinhosos, ensinam pra quando a gente estiver maior, saber o que vamos fazer”.

Já no Centro Social Redentorista São Clemente, que fica no Bairro Mariápolis, também em Trindade, o atendimento é para crianças de 1 a 6 anos. “São crianças muito pequenininhas que acabaram de sair do colo da mãe. Então, a expectativa é muito grande para que a gente consiga acolher e passar o carinho que elas precisam para que se sintam como se estivessem chegando em sua própria casa”, ressalta a coordenadora pedagógica Maria Antônia Lopes de Sousa.

Em Goiânia (GO), o Centro de Convivência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também retomou as atividades. Por lá, são atendidos cerca de 150 idosos com atividades manuais e físicas, realizadas graças ao trabalho dos voluntários. Entre as atividades oferecidas estão a hidroginástica, computação, pintura em tecido, bisquit, consulta médica, corte de cabelo, massagem terapêutica, bordados, crochê, artesanato, e outras.

Muitas ações estão sendo preparadas também no norte goiano, na Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau). O ano teve início com um encontro de formação para as famílias. Para o decorrer do ano estão previstos outros projetos: Noite Junina; almoço da Folia do Divino Espírito Santo; a Comitiva Filhos do Pai Eterno pretende promover um evento com tema relacionado ao resgate de culturas; haverá também a defesa do Projeto Profissional do Jovem; Semana Cultural; e o encerramento do ano com a formatura dos alunos.

Essas são algumas das Obras Sociais que recebem investimentos da Afipe. Para que todo este trabalho aconteça e beneficie tantas famílias que precisam de apoio, a colaboração dos filhos e filhas do Pai Eterno é essencial. “Todos os associados à Afipe se tornam grandes missionários. Todo este bem que nós realizamos por meio das Obras Sociais é graças à colaboração de cada um. Obrigado a você, devoto do Pai Eterno, que colaborou e colabora conosco. Muito obrigado!”, declarou Pe. Reinaldo Martins, diretor das Obras Sociais Redentoristas em Goiás.

DESTAQUE_FINAL_DE_SEMANA_2015_02_07_004Jubileu da Vila São Cottolengo 

Pacientes e colaboradores celebram neste mês de fevereiro o aniversário de 64 anos e lançamento das comemorações do Jubileu de 65 anos da Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade (GO). Com a temática “65 motivos para comemorar”, a manhã do dia 11 foi de festa, com a apresentação da Banda Inclusiva Luar e um café da manhã especial.

Criada em 1951 pelos Missionários Redentoristas, a Vila é administrada pelos padres da Congregação do Santíssimo Redentor e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A instituição é reconhecida pelo atendimento de excelência prestado a pessoas com deficiência. Por dia, a Vila atende cerca de 2 mil pacientes no total, destes 365 são internos, de longa e curta permanência, que dependem integralmente de assistência no que diz respeito à alimentação, higienização, cuidados e terapias.

DESTAQUE_NEWSLETTER_2015_02_09_012Outras Obras Sociais

Além das Obras Sociais Redentoristas, outras entidades recebem ajuda da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) para que sejam mantidas. Esse é o caso da Associação Polivalente São José e do Lar Pio XII, em Goiânia (GO), que também tiveram o retorno das atividades em paralelo à retomada das aulas nas escolas. As equipes pedagógicas prepararam cronograma de ações especiais para 2015.

Na Associação Polivalente São José, os atendidos e a comunidade participarão durante o ano da Festa da Família, do V Arraiá do Oscá e do Zé, do IV Dia do Bem e do II Circuito da Turma Solidária, além das atividades socioeducativas, como: informática, esportes, dança, leitura, aulas de música, oficinas, passeios, entre outras.

No Lar Pio XII, as crianças e os adolescentes atendidos pela obra social recebem atenção e carinho nass aulas de informática, inglês e português, além das atividades relacionadas à cultura, lazer e esporte, que também são oferecidas.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno