Notícias

Campanha da Fraternidade: Interação entre Igreja e sociedade

Pe. Jonas Carvalho Moraes fala sobre o significado e importância do tema e do lema propostos para este ano.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_02_23_001O Programa Pai Eterno exibiu nesta segunda-feira, 23, entrevista com o sacerdote arquidiocesano Pe. Jonas Carvalho Moraes, diretor da Casa da Juventude Pe. Burnier, sobre a Campanha da Fraternidade 2015, lançada no último dia, 18, Quarta-feira de Cinzas, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”, a proposta neste ano é de uma Igreja mais participativa na sociedade. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, qual é a real proposta da Campanha deste ano?

Pe. Jonas: O objetivo principal da Campanha está expresso no documento, no subsídio lançado pela CNBB que é: aprofundar a luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade. Outro principal aspecto é que a Campanha da Fraternidade está inserida dentro do Tempo Litúrgico que vivemos, a Quaresma. Aí sim o tema da Campanha é inserido. Este tempo especial de Quaresma, que é um tempo de jejum, de oração, de caridade, momento em que o cristão é convidado a interiorizar, entrar em si e rever suas atitudes, um momento de conversão, configurando a sua vida à vida de Cristo em vista da celebração do ápice da nossa vida cristã, que é a Semana Santa, Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Douglas Branquinho: O que quer dizer o lema “Eu vim para servir”?

Pe. Jonas: Este é um convite. A partir do Evangelho de Marcos 10,45, é o convite que a Campanha nos lança a sair da nossa comodidade, do nosso conforto e ir nesta atitude interior de conversão de serviço. Então, é colocar na prática do Evangelho, a pedido do Papa Francisco, que tem pedido muito em suas homilias e nos seus documentos, uma Igreja que vá para fora, que saia da sua comunidade, que saia da sua Paróquia, que se coloca a serviço, que vá de encontro ao mundo, à sociedade.

Douglas Branquinho: O devoto Edicarlo Silva, de Riachão do Jacuípe, na Bahia, pergunta o seguinte: Como podemos fazer para que a sociedade viva em harmonia com a Igreja?

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_02_23_002Pe. Jonas: O que importa é que a Igreja se insira na sociedade. Novamente lembrando as palavras do Papa Francisco, ele quer uma Igreja em missão, uma Igreja para fora, ele nos convida a sairmos, a irmos em busca do diálogo, da conversão, do anúncio e do testemunho do Evangelho. A sociedade prega e luta por outros valores, como destruição, depredação, enriquecimento acima de tudo. Aí está o convite principal, para que nós saiamos desta comodidade, para irmos em busca desta sociedade, para modificar os padrões e os valores, iluminados pelo Evangelho, principalmente pela vida de nosso Senhor Jesus Cristo.

Douglas Banquinho: Temos mais uma pergunta de devotos. Desta vez da Maria de Fátima Fonseca do Nascimento, de Três Lagoas, Minas Gerais. Ela diz o seguinte: O Papa Francisco pediu que as paróquias saíssem para evangelizar, mas devido à violência, poucas pessoas abrem as portas de suas casas. Como fazer?

Pe. Jonas: O importante é se precaver. Se o problema então é na casa, não há necessidade de abrir a sua casa, mas sim a necessidade de que você saia e vá de encontro às realidades que precisam ser transformadas. Essa dimensão do serviço é ir em busca daquele que necessita, ir testemunhar, levar o Evangelho para fora, e não aguardar na comodidade do meu lar, talvez no medo, no receio da violência, aguardar na minha casa que o necessitado venha até mim.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno