Notícias

Carreiros se preparam para a Romaria do Divino Pai Eterno

Serão dez dias de caminhada até a Capital da Fé de Goiás. Já está quase tudo pronto para pegar a estrada.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_05_19_002A Romaria 2015 tem início no dia 26 de junho, mas para muita gente a preparação começa bem antes. O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno desta terça-feira, 19, mostrou os preparativos de uma família, do interior de Goiás, que já conta os dias para a festa. (Assista ao vídeo abaixo)

Antes de qualquer preparação para a longa romaria rumo à Trindade, a primeira coisa que é feita é reunir a família para pedir bênçãos ao Pai Eterno. Só depois disso o trabalho pode começar.

Eles são carreiros do Pai Eterno. O primeiro passo é cangar os bois, trabalho feito em equipe, e não é muito simples. Depois de cangados, os bois são juntados ao carro.

A caminhada até Trindade dura dez dias. Saindo de Vianópolis, o primeiro pouso é em Silvânia, o segundo em São Miguel do Passa Quatro, depois Bela Vista, segue até Hidrolândia. O quinto pouso é em Aragoiânia, passa por Abadia de Goiás, e por último, a chegada em Trindade.

Veja também:

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_05_19_003O produtor rural Sérgio Antônio de Oliveira contou quem vai: “Meu pai, que é o chefe da família; minha mãe, meu irmão vai com um carro, eu vou com outro; vai mais gente ainda, os filhos. Vai carro de apoio, precisa ir, tem muita gente mais velha, e tem os mais novos, que às vezes não dão conta de chegar. A gente chega na quinta, e na sexta já vai para uma fazenda, onde deixamos os carros e os bois”.

Édio Mariano, o patriarca da família, completou: “Depois vamos para o lugar do nosso acampamento. Tem 20 anos que ficamos lá”. Maria Marlene de Jesus Oliveira, esposa do carreiro Édio, é quem comanda o preparo dos alimentos, a tradicional comida de carreiro. “Levamos a pipoca, o biscoito de queijo, pão de queijo, os doces, pé de moleque, queijadinha. Tudo é feito aqui. Tem também a carne de sol que eles levam para fazer a comida nos pousos”, contou.

A Romaria do Divino Pai Eterno faz parte da vida dessas pessoas. Uma tradição que é passada de geração em geração. “A primeira vez que eu fui, não lembro, pois fui com um ano de idade. Meu pai ia todo ano, e este foi o último que ele foi. Passei muitos anos sem ir. Quando eu tinha 16 anos, voltei a ir. É uma fé muito grande que a gente tem. É bom demais. Não tem nada melhor. A gente sai no caminho por aí, vê tanta gente que gosta. A hora que estamos chegando e vemos a igreja é a melhor hora, todos emocionam”, ressaltou Édio Mariano.

Logo a família estará em Trindade. O canto do carro de boi anunciará a data do reencontro. Caminhando para a terra santa, a velha Trindade da fé e do amor…

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno