Notícias

Você sabe o que significa a palavra Liturgia?

Pe. Cássio Augusto fala sobre a origem e a importância litúrgica em uma celebração eucarística.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_08_27_001Muito se ouve falar sobre Liturgia. Na igreja, a palavra é muito comum. Mas afinal, o que ela significa? Este foi o tema abordado no quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 27. O Missionário Redentorista, Pe. Cássio Augusto Antunes de Paiva explica sobre a origem da Liturgia. (Assista ao vídeo abaixo)

A Liturgia é a ação do povo de Deus que está reunido em comunhão. Durante a celebração, ela pode ser colocada em prática por meio de sinais, gestos ou palavras. A palavra “Liturgia” é de origem grega. “Ela vem de duas palavras gregas que se juntaram, que querem dizer “Leito”: público, “Ergos: aquele que faz um trabalho; trabalho público, que está em função do povo para o povo”, esclarece Pe. Cássio Augusto.

De acordo com o padre, a palavra também é explicada na Bíblia, em Romanos XII. “Nas Sagradas Escrituras fala: ‘Eu vos exorto pela Misericórdia de Deus, oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável. Este é o vosso verdadeiro culto. Não vos conformeis com este mundo’; ou seja, assim como no Ato dos Apóstolos, que viviam em oração na comunhão dos bens, tudo em comum. A Liturgia não serve para nos engessar durante a celebração, mas mais que tudo para colocar os parâmetros que ali devemos obedecer, conforme diz a Santa Mãe Igreja, o nosso padre, o arcebispo, bispo e o pároco. Então, está para o bem do povo, mas não para engessar toda a celebração e deixá-la em um rito formativo”.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_08_27_004Sabemos que o ponto alto de uma comunidade é a celebração comunitária, onde todos se unem para professar a sua fé. Vale deixar claro que nenhuma atividade pastoral pode ser realizada sem ter a Liturgia como referência. “Para que em uma igreja não seja celebrado de um jeito, em outra igreja de outro jeito, ainda que o carisma seja diferente. O centro, o cerne da Liturgia é o mesmo”, pontua Pe. Cássío Augusto.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno