Cecam: Transformação e qualidade de vida

Obra Social Redentorista atende crianças, jovens, adultos e idosos em dez oficinas.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_23_002Quem colabora com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) ajuda várias Obras Sociais Redentoristas. São projetos de caridade que atendem crianças, jovens, adultos e idosos. O Centro Educacional e Capacitação de Apoio ao Menos (Cecam) é um deles. O quadro “Em Nome da Vida”, exibido no Programa Pai Eterno desta terça-feira, 23, mostrou que várias atividades desenvolvidas por lá proporcionam capacitação e qualidade de vida. (Assista ao vídeo abaixo) 

O local é sempre bem movimentado. Atualmente, a instituição oferece atividades em dez oficinas, uma delas é a de hidroginástica. “Temos três encontros semanais, com duração de uma hora. São 50 minutos de exercício físicos e os outros dez minutos separamos para fazer nossa oração e trabalhar algum texto reflexivo que eu sempre trago para as alunas. Aqui trabalhamos a divisão: aquecimento, exercício específico e alongamento. Os benefícios da hidroginástica são enormes”, explicou a educadora social Rafaella Camargo Parreira.

A piscina está sempre cheia. Muita música, animação e exercício. Dentro d’água, ninguém fica parado. “A hidroginástica também é muito boa é para a depressão. Muita gente nos procura por isso. Na nossa aula utilizamos música, temos conversa, brincadeiras e rimos muito. Então, tem a melhora não somente do físico, mas também no lado emocional”, completou Rafaella.

A aposentada Maria Aparecida Lorenzo foi uma das pessoas que procurou o Cecam e se inscreveu na hidroginástica. Há um ano ela faz a aula e os resultados já apareceram. “A hidroginástica elevou minha autoestima novamente, pois eu estava muito ruim. Então, aqui é tudo de bom. Além da hidroginástica, a agente aprende a amar as pessoas”, declarou.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_23_001Enquanto uns se exercitam na água, outros escolheram o tatame. E quem guia a turminha do judô, é o educador Alan Demarcos da Silva. Entre um movimento e outro, ele ensina que o respeito uns pelos outros, é o que deve prevalecer na luta. “Judô é mais que esporte. É uma filosofia de vida. A gente trabalha o caráter, disciplina, respeito, não só dentro do tatame, mas lá fora também. O judô trabalha a formação do cidadão”, pontuou.

Tudo isso é ensinado às crianças e adolescentes, na maioria das vezes carentes. Jovens como o João Pedro Macedo Chagas, que encontraram na Obra Social uma oportunidade. “Eu encontrei tudo que eu queria no judô. Não temos inimigos, somente amigos. Não tem inimizade na luta, do mesmo jeito que a gente começa, terminamos. E outra, eu tenho déficit de atenção e o judô me ajudou muito”, comemorou.

Além da hidroginástica e do judô, os atendidos ainda contam com oficinas de futsal, vôlei, natação, teclado e violão e coral. O Cecam é uma das Obras Sociais Redentoristas e a religiosidade é a base para todas as atividades que são oferecidas.

Veja também:

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_23_003O diretor das Obras Sociais, Pe. Reinaldo Martins, afirmou que todo o trabalho realizado é baseado na fé. “Não podemos deixar a evangelização de lado. Ela não é um segundo plano, é um primeiro plano, que nos move a realizar o nosso trabalho social. Um exemplo é a oficina de música. O jovem que é assistido por esta oficina, também trabalha o seu lado espiritual, pois além de aprender a tocar violão, teclado, a cantar, ele também canta música religiosa, é incentivado a participar de um coral na igreja, da comunidade, é convidado a participar da catequese, da crisma”.

O diretor contou que as Obras Sociais também ajudam os casais que desejam oficializar a união perante o Pai. “Aquelas pessoas que moram juntas, mas não legitimaram a união diante de Deus, também são convidadas a regularizar essa situação por meio do casamento comunitário. Então, nós englobamos no nosso projeto a evangelização para que ele possa sentir que o projeto social é uma presença viva de Deus neste mundo, nesta sociedade”.

O trabalho no Cecam é feito desde 2011. Em todos esses anos, milhares de famílias já passaram pelo local e tiveram a oportunidade de ver suas vidas sendo transformadas. Através das oficinas, os assistidos são integrados ao meio social. Hoje, a instituição atende cerca de 630 pessoas, a maioria carente. Gente que vê na obra, a oportunidade de um recomeço.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_23_007Além das oficinas voltadas para o esporte, o Cecam oferece ainda oficinas profissionalizantes. Tem a turma da informática e a de corte e costura. Ensinar uma profissão é uma forma que a instituição encontrou para ajudar essas famílias a terem uma vida melhor lá fora. “Visto que nossa comunidade é carente, e que tal atividade proporciona aos nossos atendidos buscar no mercado de trabalho uma profissionalização. O papel do Cecam é esse, inserir a pessoa no mercado de trabalho, desenvolvendo todas as suas capacidades, não só cognitivas, mas também o seu lado social, seus valores, e trabalhando também a fé”, ressaltou o coordenador pedagógico do Cecam, Naclayton Sousa.

O Cecam é uma das Obras Sociais mantidas pela Afipe. Solidariedade, amor, aprendizado. Tudo isso é possível encontrar por lá. “Fazer parte desse projeto para mim é algo bem significativo. Eu posso me doar e também receber todo o carinho da comunidade. Podemos juntos construir um mondo melhor de mãos dadas, caminhando juntos”, concluiu o coordenador.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno