Catequese

Você sabe a diferença entre bispo e arcebispo?

Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, fala sobre o assunto no Programa Pai Eterno.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_08_25_003O quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 25, mostrou qual é a diferença entre bispo e arcebispo. Quem falou sobre o assunto foi o Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. (Assista ao vídeo abaixo)

A verdade é que tanto o bispo quanto o arcebispo tem a mesma função e estão no mesmo patamar hierárquico da Igreja. A diferença básica está nas regiões eclesiásticas. Os bispos cuidam das dioceses que são um pouco menores, já os arcebispos cuidam das arquidioceses, que geralmente ficam em capitais e suas regiões metropolitanas. “Todo mundo é bispo, tanto faz o arcebispo quanto o bispo. Todos são sucessores dos apóstolos. A Igreja é uma comunidade maior e foi entregue aos apóstolos que se espalharam no mundo inteiro”, afirmou Dom Washington.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_08_17_002Algumas arquidioceses contam ainda com bispos auxiliares. Isso acontece quando o arcebispo solicita ao Vaticano que delegue bispos à sua arquidiocese. Em Goiânia, por exemplo, a capital de Goiás, além de Dom Washington Cruz, que é o arcebispo titular, existem mais dois auxiliares: Dom Levi e Dom Moacir.

“Nós temos uma diocese muito vasta, populosa, com muitos organismos, universidades, hospital Santa Casa, dois grandes Santuários do Centro-Oeste; e depois quase três milhões de habitantes somando 27 municípios. Então, arcebispo, bispo e pastores são um só. Não somos três pastores que governamos. Somos um só. Os demais bispos são só auxiliares”, concluiu o arcebispo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Fernando
    6/4/2022 - 11:08:22

    A melhor definição sobre o tema, simples e muito bem explicado. Obrigado.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno