Evangelização

Os passos para a canonização

Pe. Clóvis Bovo fala sobre o processo necessário para que alguém seja declarado santo.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_10_19_002Os santos são grandes exemplos para os cristãos. São pessoas que viveram intensamente a fé, e, por isso, são sempre lembradas pela Igreja. O processo que leva alguém a ser declarado santo é a canonização e o processo para isso é longo. São várias etapas até que o Vaticano conceda a algum homem ou mulher esse título. Este foi o tema do quadro “Fique Por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 19. O Pe. Clóvis de Jesus Bovo foi quem explicou os passos para a canonização. (Assista ao vídeo abaixo)

O processo começa com o pedido popular e o primeiro andamento é dado pelo bispo local. Existem vários santos e beatos redentoristas, Santo Afonso de Ligório, São Geraldo, São João Neumamm. A Província de Goiás vive a expectativa da beatificação do Pe. Pelágio Sauter, Missionário Redentorista, de Trindade (GO).

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_10_19_001

Pe. Clóvis Bovo, responsável por juntar documentos ao processo de beatificação do Pe. Pelágio, explica o caminho: “Roma pede um resumo, um pequeno questionário sobre a vida do candidato para ver se está tudo certo. Então, se estiver tudo bem, o Vaticano autoriza, o bispo e o arcebispo iniciam e nomeiam um tribunal eclesiástico, três pessoas e depois é nomeado o vice postulador, que representa o postulado de Roma e então, eles convidam as testemunhas que conheceram o candidato. No caso do Pe. Pelágio, eu convidei pessoas que conviveram ou que, de certo modo, conhecem a vida dele. Demorou dois meses, e foram 95 testemunhas”, relatou o padre.

Hoje, Pe. Pelágio é considerado venerável, que é quando fica provado que a pessoa viveu fiel às virtudes. O próximo reconhecimento aguardado é a beatificação. “É como se fossem três lances de escada: as virtudes, onde se declara que o título de venerável; o meio milagre, para ser beatificado; e o milagre para ser canonizado. São as três etapas importantes”, concluiu Pe. Clóvis.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno