Evangelização

Advento: tempo de espera para a chegada do Natal

Mons. Luiz Gonzaga Lôbo fala sobre os conceitos e a importância deste período para os cristãos.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_11_28_001O Advento, tempo de espera para o Natal, começou neste domingo, 27 de novembro, conforme o calendário litúrgico da Igreja Católica. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 28, exibiu uma entrevista especial com o Mons. Luiz Gonzaga Lôbo, diretor do Instituto de Teologia e Filosofia Santa Cruz. Ele falou sobre este período tão importante para os católicos de espera para a celebração do nascimento do Menino Jesus. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Qual é a origem do Advento e o que celebramos neste tempo?

Mons. Luiz Gonzaga: O Advento surge como o uma preparação dos fieis para celebrar o grande mistério do nascimento de Jesus Cristo na nossa história, na nossa vida.

Talíta Carvalho: Como acontece a Liturgia durante o Advento?

Mons. Luiz Gonzaga: São dois aspectos importantes que o Advento trabalha. Primeiro, são duas vindas de Jesus Cristo. A Liturgia trabalha quatro domingos. No primeiro e segundo trabalha a vinda escatológica, ou seja, a segunda vinda gloriosa de Cristo para julgar os vivos e os mortos, essa que nós esperamos. E já no terceiro e quarto domingo, o Advento trabalha mais especificamente o nascimento de Jesus Cristo, em Belém. Então, trabalha aí toda a anunciação do anjo à Maria, que concebe Jesus por obra do Espírito Santo. Todo o ciclo natalino, a apresentação de Jesus no templo e vai até o Batismo do Senhor.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_11_28_003Talíta Carvalho: Qual é a cor do Advento e qual é o significado dela para a Igreja?

Mons. Luiz Gonzaga: A Igreja usa a cor roxa. Não tanto como penitência, mas como um momento de espera, pois o Advento é um tempo de espera feliz, alegre. No terceiro domingo do Advento temos a cor rosa; e já estamos às vésperas de ter a grande alegria, que é o nascimento de Jesus Cristo na nossa história, na nossa vida.

Talíta Carvalho: Como o cristão deve vivenciar esse tempo tão especial?

Mons. Luiz Gonzaga: Essa preparação se faz primeiro com a conversão do nosso coração. Mudança do nosso coração, abertura para a Palavra de Deus, e fazer com que nós possamos viver os valores do Reino de Deus, a paz, a justiça, fraternidade, partilha, perdão, misericórdia, tudo isso é uma maneira de preparar o Natal do Senhor, tempo de meditação, de conversão, alegria, uma feliz espera do Senhor que vem ao nosso encontro.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno