Devoção

Santa Luzia: a protetora dos olhos e da visão

Pe. José Bento fala sobre história e devoção à santa celebrada nesta terça-feira, 13 de dezembro.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_12_12_004A Igreja celebra nesta terça-feira, 13 de dezembro, o Dia de Santa Luzia. Em seu martírio, ela teve arrancado os olhos e por esse motivo se tornou a protetora dos olhos e da visão. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 12, exibiu uma entrevista especial com o Pe. José Bento, Missionário Redentorista, sobre a história da santa. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Quem foi Santa Luzia?

Pe. José Bento: Santa Luzia, uma santa do século IV, muito influente, muito conhecida. É bonito ver a devoção à Santa Luzia, porque ela é a intercessora, a que cuida da visão, dos olhos. O seu nome, em latim, significa “Portadora da Luz”.

Douglas Branquinho: E porque Santa Luzia acabou ficando sendo conhecida como a protetora dos olhos?

Pe. José Bento: Santa Luzia, muito devota havia feito um voto de permanecer virgem, mas como naquele tempo os casamentos eram arranjados, chegou o tempo e ela pediu para que fosse adiado o casamento. A mãe, muito insistente, querendo que acontecesse essa celebração fez a experiência de uma visita à Santa Águeda, e nessa visita, em oração, ela entende sua filha e concede que ela permanecesse virgem, cumprindo o seu voto. Mas a reação do noivo foi muito agressiva. A história nos conta que, por isso, os olhos foram retirados e ela se tornou cega, devido à tirania do noivo.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_12_12_001Douglas Branquinho: Qual a experiência de Santa Luzia, que nós podemos destacar e trazer para a nossa vivência?

Pe. José Bento: De fidelidade, principalmente. Os santos e santas da nossa Igreja sofreram martírio por fidelidade a Deus, a um projeto de Deus. Então, a Igreja tem os santos e santas, que não pediram para ser santos. Santa Luzia não pediu para ser venerada por nós. A Igreja é que depois faz o reconhecimento dessas virtudes, e nós é que damos esse título de santidade. É bom lembrar que a santidade está ao alcance de todos nós. Talvez não vamos chegar a ter uma Imagem, mas a nossa santidade é feita no dia a dia. Cada passo que eu dou em direção a Deus, cada vez que eu erro e tenho esse reconhecimento, eu me proponho a uma mudança. Então, santidade é uma condição nossa de cada dia.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno