Saúde e cidadania durante Ação Social Redentorista

Promovida pelas Obras Sociais, a ação foi realizada em Santa Bárbara de Goiás, 40 km de Goiânia (GO).

A equipe de reportagem do Programa Pai Eterno foi até Santa Bárbara de Goiás (GO) para mostrar como foi a Ação Social Redentorista, realizada no último sábado, 21, com diversos atendimentos para a comunidade carente.  O destaque foi do quadro Em Nome da Vida, exibido nesta quinta-feira, 26. (Assista ao vídeo abaixo)

A aposentada Maria José Mendanha ficou sabendo da Ação Social e esteve por lá a procura de atendimento. “É uma oportunidade para tratar. Eu sinto muita dor”, disse. Já o aposentado José Brito aproveitou para aferir a pressão.  “A pressão está um pouco alta. Então, ele me encaminhou para fazer um tratamento melhor”, contou.

Bruno de Jesus Silva Oliveira, estudante de medicina e voluntário na Ação Social, falou sobre atendimento: “Devido a isto, ele tem que fazer uma orientação com um cardiologista. Primeiramente, pois ele tinha relatado antes que a pressão dele já estava elevada, nós indicamos o atendimento do clínico geral, que fará o encaminhamento direto para um cardiologista para averiguar essa pressão”.

Por aqui ninguém pagou nada para ser atendido. A Ação Social Redentorista contou com estudantes de medicina, que se uniram e estiveram no local atendendo como voluntários, num gesto de solidariedade. “Trouxemos liga de oncologia para falar sobre problema de câncer de mana, também trouxemos liga de gastrologia para fazer teste de hepatite. Tem também pediatria, triagem, parte de cardiologia e a parte glicemia com orientação às pessoas sobre o risco de ter diabetes, hipertensão, que é a famosa síndrome metabólica”, pontuou Bruno de Jesus.

Veja abaixo:

A aposentada Tereza Vaz da Silva foi atendida por uma médica clínica geral e foi encaminhada para o endocrinologista e cardiologista. “Esses dias eu desmaiei. Não sei se foi minha pressão que subiu. Eu fiquei sabendo que ia ter Ação Social e vim. Passei pelo endocrinologista, meu TSH está alterado e já vou aproveitar para mostrar meus exames cardiológicos”, disse.

Teve também orientações sobre higiene bucal. Quem passava por lá, ganhava um kit com escova e pasta dental. “Estamos passando medida de higienização de como prevenir cárie, fio dental, escovação. Estamos fazendo também a evidencia do filme, que é a placa bacteriana para as pacientes verem onde há a necessidade de escovar melhor, passar o fio, além da aplicação de flúor”, afirmou a estudante de odontologia e voluntária, Lorrany Camilo da Silva.

Alguns procedimentos odontológicos foram feitos durante todo o dia. “Aqui nós fazemos a receptação da comunidade. Fazemos curativo, restauração, limpeza e na sala ao lado, onde é feita a prevenção, se for detectada alguma necessidade de maior urgência, é encaminhado para a nossa sala”, ressaltou a odontóloga Waldécia Cristina Melo.

“O amor de Deus manifestado em Obras”, este foi o tema da Ação Social Redentorista, organizada pela Congregação do Santíssimo Redentor, por meio das Obras Sociais Redentoristas. Para o diretor das Obras Sociais, Pe. Reinaldo Martins, um dia todinho de solidariedade e amor ao próximo. “Nós procuramos colocar os nossos centros sociais em uma atitude missionária para que nós pudéssemos sair de dentro da estrutura de nossos centros para uma comunidade carente. Trabalhamos também com os voluntários que são de Trindade, Goiânia, Itauçu, e outras localidades do Brasil também, despertando no coração do cristão, do católico essa caridade cristã”, disse.

Além dos atendimentos médicos, também teve o cantinho da beleza onde mulheres aproveitaram para fazer as unhas. Enquanto isso, do outro lado, os brinquedos garantiram o sorriso da criançada. “Estou achando muito, mas muito bom!”, disse a pequena Clara Rosa, 6 anos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno