Notícias

Tradição da Folia de Reis marca a Romaria do Divino Pai Eterno

A música e a fé da Folia de Reis emocionaram devotos em Trindade (GO)

Missa dos Foliões na Romaria do Divino Pai Eterno 2022. Foto: Rodolfo Cândido

De Trindade para o mundo. Assim ecoou o som da tradicional Folia de Reis no início da noite deste sábado (25), no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A Missa dos Foliões foi celebrada na praça da Basílica, às 17h30, e transmitida pelas emissoras TV Pai Eterno, RedeVida e rádio Difusora Goiânia e pela internet, aqui no portal Pai Eterno e no canal Pai Eterno, no YouTube.

A missa foi celebrada pelo Pe. Edmilson Luiz, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, que fica na cidade de Jaraguá, em Goiás. Segundo o sacerdote, a Folia teve um papel fundamental no passado por sustentar a fé católica no sertão, onde a Igreja não se fazia presente com algum ministro ordenado.

“Hoje, a Folia continua sendo para nós, um instrumento forte de evangelização, por meio dos foliões, que têm a consciência de ser também instrumento de Deus. Eles levam o amor de Deus, a consolação do Espírito Santo, a intercessão de Nossa Senhora, dos Reis do Oriente àquelas famílias que não vão à Igreja. E a Igreja vai até eles através da Folia”, afirmou Pe. Edmilson.

Uma das devotas que acompanhou a missa e se emocionou, foi Mara Rúbia Silva, de Nova Veneza (GO) prova essa experiência. “A emoção foi muito grande porque eu sou foliã desde pequena. A gente recorda cada canção, cada estrofe, quando a gente vê, está lembrando e chorando. É um marco na nossa história, é uma forma de evangelização da nossa cidade no interior”, afirma ela que é irmã do Pe. Welinton Silva, CSSR, que serve na Basílica do Pai Eterno e também segue esta tradição. Confira, abaixo, um vídeo com trecho da missa.

E os jovens têm levado adiante. É o caso de Ana Clara Costa Miranda, de 18 anos, que cantou na Missa com a Folia da Fazenda Viradouro, de Nova Veneza, ao lado da Folia de Ouro Verde: “estamos super felizes, porque temos a devoção ao Divino Pai Eterno e viemos todos os anos a pé para Trindade, e estamos sempre por aqui assistindo as novenas. Unindo isso à devoção ao Santos Reis, então, amamos de coração”, afirmou a jovem que faz a sexta voz na requinta, o famoso “gritinho”, da Folia de Reis.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno