Celebração

Transfiguração do Senhor: um dos cinco marcos da vida de Cristo

O seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz. Transfigurado, ele segue sendo humano, revelando sua Glória. 

Reprodução: Imagem internet

O Dia da Transfiguração do Senhor é celebrado pela Igreja Católica neste sábado, dia (6/8). A solenidade ocorre desde o século V no Oriente e desde 1457 no Ocidente. Esse milagre ocorreu no topo da montanha Tabor, na Galileia, revelando-se um casamento entre a natureza humana e a divina, sendo Jesus a ponte entre os dois mundos.

Segundo o Pe. Carlos José, CSSR, colaborador do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, a Transfiguração de Jesus é uma oportunidade para todos os discípulos subir a montanha e ouvir a voz d’Ele. “Nós, que tantas vezes andamos cansados e abatidos ao fazermos essa experiência, renovamos nossa força e nossa esperança. Pois, com a luz da transfiguração, Jesus mostra o céu que começa aqui na terra”, afirma Pe. Carlos José.

A Transfiguração do Senhor é um dos cinco marcos da vida de Cristo, a par do Batismo, da Crucificação, da Ressurreição e da Ascensão. No monte, enquanto Jesus reza na presença de seus três discípulos, Pedro, Tiago e João, ouve uma voz no céu que diz “Filho” e as suas roupas brilham, tornando-se extraordinariamente radiante. Nesse momento, são personificados Moisés e Elias, que testificam as escrituras do primeiro testamento.

No Monte Tabor, o Pai Eterno testemunhou que Jesus é o enviado para resgatar os homens da insolência e garantir a salvação da humanidade. “É ouvindo a palavra do Filho de Jesus que agora olhamos para o horizonte da nossa existência transfigurada e com o desejo de fazer o amor do Pai Eterno pulsar em cada coração”, destacou Pe. Carlos José.

 Transfiguração do Senhor

De acordo com as Sagradas Escrituras, uma nuvem surgiu e encobriu os apóstolos de sombra, ouvindo-se as palavras: “Este é o meu filho, o escolhido; a Ele dai toda atenção!”. O milagre reforçou a identidade de Jesus como o Messias e preparou os apóstolos para o que testemunharia.

Legado para os devotos

As cartas de São Paulo deixam o legado de fé, evocando a glória do salvador exteriorizada na Transfiguração e na Ressurreição, “Todos nós, porém, com o rosto descoberto, refletimos como um espelho a glória do Senhor e, na mesma imagem, somos transformados, de glória em glória, pelo Espírito do Senhor” (2Cor 3, 18). “Ele transformará o nosso corpo, humilhado, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, graças ao poder que o torna capaz também de sujeitar a si todas as coisas” (Fl 3, 21).

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno