Evangelização

Velas: A luz de Cristo ressuscitado

Costume é antigo entre os cristãos católicos para momentos de fé e oração.

Sempre visto como um gesto de fé e devoção, o costume de acender velas é muito antigo na Igreja e simboliza o Cristo ressuscitado e Sua presença entre nós. O Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 28, mostrou que muitos devotos acendem velas quando fazem suas orações. (Assista ao vídeo abaixo)

“A vela representa Jesus ressuscitado no caso do Sírio Pascal, mas a vela também é acesa no dia do Batismo e representa a inserção dos filhos e filhas de Deus na comunidade Igreja. A vela significa a luz de Cristo, vida nova, alegria, paz”, afirmou Pe. João Otávio Martins, reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O Programa mostrou também que se o devoto não pode acender uma vela pessoalmente no Santuário, ele tem a opção de acender a Vela da Fé, aqui no Portal Pai Eterno.  “Tem o mesmo sentido, o mesmo significado”, afirmou Pe. João Otávio.

Veja também:

A dona de casa Goianita Lemos contou que tem o costume de acender velas e fazer suas orações em intenção dos familiares e amigos. Pela primeira vez, ela acendeu a Vela da Fé, aqui no Portal Pai Eterno. “O meu objetivo é pela fé. Que a luz ilumina tudo. Se as pessoas tivessem mais fé, o mundo não estaria tão difícil como está”, disse.

No Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia (GO), o velário está sempre movimentado. Quem vai até a igreja rezar, aproveita para passar, acender uma vela e fazer suas orações. Esse é um costume antigo da aposentada Elizabeth da Silva. “Toda terça-feira, eu venho assistir a novena e sempre trago uma vela para acender pelas almas dos meus, que já partiram desta vida, pois a vela representa luz e o que pedimos para Deus é luz para aqueles que já partiram e para nós também que estamos aqui caminhando. Eu tenho muita fé e acho que sou bem atendida em todos os pedidos que faço”, contou.

Segundo Pe. João Otávio, as velas representam a devoção de quem as acende. É uma maneira de honrar a Deus, os santos ou os anjos. “A própria devoção a Nossa Senhora, aos santos da nossa igreja, traz esse sentido da humildade, da simplicidade de todas as pessoas que acreditam em Deus e a vela acesa significa essa luz, a luz de Deus, de Cristo”, pontuou.

Para acender as velas online, basta clicar na aba Oração no menu superior aqui do portal e depois em Velas da Fé. Quando abrir a página, clique em Acenda uma Vela e aí é só preencher os campos como nome, cidade, estado e a sua intenção.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno