Notícias

Ações malignas: exorcismo no Brasil  

Que o anjo das trevas existe, não há dúvidas. Mas os relatos de possessão devem ser investigados, pois, muitas vezes problemas de saúde mental podem ser confundidos com possessão.  

FOTO: Agência Santo Afonso

Nesta quarta-feira (17), o programa Aqui em Casa da TV Pai Eterno realizou uma entrevista com o Pe. Vanilson Silva, missionário redentorista, o único religioso exorcista de Brasília. Segundo ele, existe uma grande diferença entre opressão, possessão e problemas psicológicos. “É necessário discernimento para entender se a pessoa está com problemas psíquicos ou com possessão. Por isso, é necessária uma escuta ativa sobre a vida do indivíduo”.

Ainda de acordo com o padre, “após verificar em qual situação a pessoa se encontra, é feito o ritual de libertação ou encaminhamento para uma equipe de médicos especialistas em saúde mental. Também é importante que o indivíduo esteja sempre em comunhão com o nosso Jesus Cristo, por meio da oração”.

O exorcismo é o ato de expulsar espíritos malignos geralmente em pessoas, podendo ainda manifestar-se em lugares e objetos. Quando verificado o domínio demoníaco, é realizado o ritual de exorcismo. Este deve ser praticado apenas por pessoas capacitadas.

Que o anjo das trevas existe, não há dúvidas. Mas, os relatos de possessão devem ser investigados, pois, muitas vezes problemas de saúde mental podem ser confundidos com possessão. Por isso, é necessário descartar possibilidades humanas. Após confirmação do domínio, o padre exorcista realiza o ritual de libertação da pessoa.

Na Igreja Católica são praticados três tipos de exorcismo:

Exorcismo batismal: é o ato de abençoar a criança antes do batismo com o objetivo de purificá-la do mal.

Exorcismo simples: é o ato de abençoar um objeto ou lugar para acabar com toda e qualquer influência maligna.

• Exorcismo real: é o ato de expulsar o maligno e seus anjos de um ser humano.

Veja a entrevista completa dada no programa Aqui em Casa, exibido na TV Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno