Culinária

Receita do dia: Festival de caldos

Confira nossas opções de caldos para te aquecer no inverno e te ajudar a ter uma alimentação mais saudável

Receita da culinarista Tatyane Moreno Cardoso  (@saboresdataty_a_mao)

Ingredientes caldos

 Caldo verde

1 maço de couve

1 linguiça calabresa

1 paio

1 caldo de galinha

1 cebola grande

1 maço de cebolinha

500 gramas de batatinha

4 dentes de alho grande

azeite

sal

2 pimentas de cheiro

pimenta do reino a gosto

Modo de preparo caldo verde 

Com uma faca, retire a pele da linguiça e do paio e corte em pedacinhos pequenos. Descasque e rale a cebola. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços pequenos.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com colher azeite, adicione as linguiças e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. reserve as linguiças douradas numa tigela.

Abaixe o fogo, regue com azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar e começar a dourar. Acrescente os pedaços de batata, o caldo de frango a água e aumente o fogo.

Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.

Enquanto isso, lave bem as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo e corte a couve ao meio, no sentido do comprimento. corte as folhas ao meio novamente, no sentido do comprimento. Na tábua, disponha uma folha sobre a outra e corte em tirinhas finas – dessa forma, as tiras de couve não ficam tão longas, sendo mais fácil para comer de colher.

Assim que estiverem bem cozidas, transfira as batatas com o caldo para o liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.

Em uma panela coloque o azeite frite o alho após adicione cebola deixe dourar pimenta de cheiro. Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e as linguiça douradas. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva a seguir com um fio de azeite.

Caldo de milho verde

1/2 litro de água

6 espigas de milho cristal

200 gramas de bacon picadinho

1 cebola grande ralada

4 dentes de alho grande

salsinha / cebolinha

2 colheres sopa de manteiga

1 colher de chá de açafrão

200 gramas de peito de frango

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Tempere o peito de frango já cortado em tiras e leve para cozinha após desfie e reserve. Retire os grãos de milho das espigas e bata no liquidificador com a água. Em uma panela frite o bacon retire o excesso de gordura reserve o bacon fritinho, acrescente a manteiga e frite o alho em seguida a cebola e deixe dourar refogue o milho acrescente o açafrão.

Coe em peneira fina o milho batido com água, e adicione a panela mexendo sempre até levantar fervura. Acrescente o frango reservado e deixe ferver um pouco mais. se a consistência estiver firme, acrescente mais água. Acerte o sal e acrescente a salsinha picada e o bacon sirva quente.

Caldo de frango

500 gramas de mandioca

1/2 peito de frango

1 cebola grande ralada

4 dentes de alho grande

1 colher de sopa de colorau e açafrão

1/2 maço de coentro ou salsinha

3 pimentas de cheiro

Azeite

Sal

Pimenta do reino a gosto

2 colheres de sopa de requeijão cremoso

Modo de preparo

Cozinhe o frango e desfie. Reserve a água de cozimento do frango. enquanto isso, deixe cozinhando a mandioca até amolecer. Assim que a mandioca estiver no ponto, bata-a no liquidificador juntamente com água de cozimento do frango até que forme um caldo grosso.

Em uma panela refogue a cebola, o alho e o óleo, adicione o frango desfiado e o caldo de galinha o colorau açafrão e deixe fritar bem. adicione a pimenta de cheiro um pouco de cebolinha (temperos a gosto). Em seguida coloque a mandioca batida no liquidificador e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo. Por último adicione o requeijão e coloque a salsinha e cebolinha e sirva quente.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store