Redentoristas

Iniciativas da Igreja no Regional Centro-Oeste atuam no combate ao trabalho infantil

Igreja sempre atuou nesse sentido, seja por meio de suas pastorais, bem como pelas das dioceses, paróquias e congregações religiosas

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. O objetivo é que, durante todo o ano e, de modo permanente, sejam adotadas ações de combate ao trabalho infantil. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, a realidade brasileira sobre o trabalho infantil, contraria as normas internacionais e constitucional. 

Segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil tem 27 milhões de crianças e adolescentes, afetados pelas múltiplas dimensões da pobreza. 61% das nossas crianças e adolescentes são, de alguma forma, prejudicadas pela pobreza, vítimas do trabalho infantil, ou sem acesso à educação, informação, moradia, água e saneamento. Ainda, conforme os dados, em 2019, 1,8 milhão de crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil.

A Igreja Católica sempre atuou na defesa dos direitos da criança e do adolescente, seja por meio de suas pastorais, bem como pelas dioceses, paróquias e congregações religiosas. No Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja em Goiás e Distrito Federal), algumas iniciativas vão ao encontro dessa histórica atuação. Em Aparecida de Goiânia, atua há dez anos, no fortalecimento de vínculos sociais e familiares, o Centro Marista Divino Pai Eterno, no bairro Madre Germana I. 

O lugar trata-se de uma área de posse de Aparecida de Goiânia, com elevado índice de violação de direitos da criança e adolescentes. Por meio do Projeto sócio assistencial Jovem Montaigne, o Cemadipe atende, atualmente, 120 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, sendo 60 crianças e adolescentes no período matutino e 60 crianças e adolescentes no período vespertino. 

Além das atividades diretas com crianças e adolescentes, por meio da educação, cultura, esporte e lazer, a instituição atende as famílias nas suas necessidades. “Os adolescentes que passaram pelo Projeto Jovem Montaigne, muitos estão formados e em formação em escolas e universidades de música, na capital e em Aparecida de Goiânia, como também em outras áreas de atuação. O projeto, nestes 10 anos de trabalho, conseguiu mudar a história de vida de muitas crianças e adolescentes, e de suas famílias, por meio da arte e da educação. Destaque para a Corporação Musical Cemadipe, a qual, desde 2010 vem sendo destaque regional e nacional, por meio da capacidade musical, alcançada por seus músicos, com diversas premiações”, afirmou o diretor do Cemadipe, irmão Davi Nardi.

Obras Sociais Redentoristas

Outras instituições da Igreja, também atuam no combate ao trabalho infantil. É o caso das Obras Sociais Redentoristas (OSR) com três centros em Trindade (GO): O Centro Social Pai Eterno (Cespe), o Centro Social Redentorista (CSR) e o Centro São Clemente. Os dois primeiros têm um atendimento no contra turno das escolas.

Durante este tempo de pandemia, a instituição aumentou o reforço escolar. Outros tipos de atendimentos também são desenvolvidos para diversos públicos: oficina de costura, de informática e de cabeleireiro. No Centro Social Redentorista, há ainda atividades de hidroginástica e de esportes.

“O público que nós atendemos de modo geral, são da redondeza. Os centros estão em uma parte da periferia da cidade de Trindade e nós tentamos atender o público dessa localidade. Na pandemia, de modo especial, também temos atuado com a distribuição de refeições, pelo menos uma vez ao mês e de cestas básicas às famílias carentes atendidas. Sem a pandemia, nós falaríamos de 600 pessoas atendidas por dia nos três centros, mas, com a pandemia, nós tivemos que restringir o público pela metade”, afirmou Ir. Michael Dourado Goulart, CSSR, diretor das Obras Sociais Redentoristas.

Fonte: Regional Centro-Oeste da CNBB


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno