Santuário

Igreja celebra São Clemente Maria Hofbauer, cofundador da Congregação Redentorista

Ele é responsável por evangelizar e expandir o carisma redentorista pela Europa

A Igreja celebra nesta terça-feira (15/03), a festa de São Clemente Maria Hofbauer, responsável por evangelizar e expandir o carisma redentorista pela Europa, além das fronteiras da Itália. Por isso, é considerado cofundador da Congregação Redentorista. De origem humilde, ele nasceu na República Tcheca e viveu entre 1751 e 1820. Como era muito pobre e perdeu seu pai na infância, São Clemente dedicou-se ao trabalho de padeiro e conseguiu estudar somente mais a frente.

Ele se tornou Missionário Redentorista na Festa de São José, em 19 de março de 1785, professando os votos de pobreza, castidade e obediência. Dez dias depois, foi ordenado padre. Partiu em seguida em uma missão desafiadora na Polônia. Lá vivenciou o período posterior à Revolução Francesa e, com a expansão liderada por Napoleão Bonaparte, todos os Redentoristas tiveram que ir para o exílio.

Clemente não desistiu. Foi realizar missões na Alemanha, Suíça e na Áustria, onde fez o clero retomar os conceitos cristãos esquecidos. Principalmente, aconselhou e encorajou alguns líderes do novo movimento romântico e outros que trabalhavam para a renovação católica nos países de idioma alemão. A intensa atividade dele chamou a atenção da polícia.

Mas, só a morte poderia impedir Clemente Maria de atuar, que se deu em Viena, no dia 15 de março de 1820, cuja população consternada assumiu o luto como o de um parente. Foi beatificado em 1888, e canonizado pelo Papa Pio X, em 1909. Cinco anos depois, o mesmo pontífice proclamou São Clemente Maria Hofbauer, o padroeiro de Viena e, também, dos padeiros, numa singela lembrança da profissão exercida na sua adolescência. É venerado como o principal propagador da Congregação Redentorista, fora da Itália.

Diante de todo o seu serviço, a simplicidade foi a principal característica da santidade de São Clemente. Aceitava a vontade do Pai Eterno e fez todo o bem que foi capaz. Por seu exemplo, é modelo para todos nós.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno