Redentoristas

De onde vem a tradição de rezar novenas?

Antes de tudo, a novena é um ato e louvor ao Pai, Filho e Espírito Santo

Na Igreja Católica, uma das tradições é rezar novenas como forma de devoção a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), à Virgem Maria e aos santos. Trata-se de um momento de fé de cada devoto, que reza durante nove dias por alguma intenção ou em agradecimento. Mas, como surgiu esse costume?

O reitor do Santuário Basílica de Trindade (GO), Pe. João Paulo Santos, explica: “Essa inspiração vem justamente após a vida de Jesus na terra, os Seus ensinamentos, a Sua paixão, morte e ressurreição. Quarenta dias após a ressurreição, Ele sobe aos Céus, marcando a Ascensão do Senhor. Então, a Igreja celebra a novena inspirada nesse intervalo da Ascensão até o Pentecostes. Tradicionalmente, na vida da Igreja, sempre se rezou esta novena tendo como inspiração aquele grupo de discípulos reunidos com Maria, à espera do Espírito Santo.”

O missionário redentorista acrescenta que, antes de tudo, a novena é um ato e louvor ao Pai, Filho e Espírito Santo. Deus três vezes santo. O número três nos ajuda a entender muita coisa sobre a origem das novenas.

“Nove dias é justamente a soma de três, mais três, mais três. Portanto dizendo desta completude que aponta para a própria realidade da Trindade Santíssima. A novena nos leva à dimensão simbólica de contemplar a realidade de Deus”, pontua Pe. João.

O reitor deixa uma mensagem àqueles que têm o costume de rezar as novenas: “Continue fazendo este exercício, porque é uma forma sensível de sentir a presença de Deus na nossa vida, na nossa história. Reze e medite algum tema a partir da metodologia das novenas”.

Confira os horários das novenas na TV Pai Eterno:

– Novena dos Filhos do Pai Eterno

Seg. a Sáb.: 5h, 10h, 12h, 16h45, 21h30 e 22h30

Dom.: 5h 12h, 16h45 e 22h30

– Novena do Perpétuo Socorro

Seg. a Sáb.: 8h30,  14h e 21h

Dom.: 7h30, 14h e 21h

– Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Seg. a Sáb.: 4h15, 8h e 13h30

Dom.: 4h15, 7h e 13h30

 – Novena do Espírito Santo

Seg. a Sex.: 5h45, 11h45, 18h45 e 23h45
Sáb. e Dom.: 11h45, 20h45 e 23h45

– Terço ao Sagrado Coração de Jesus

Seg. a Sáb.: 6h

Dom.: 5h30

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Francisco Silva Veloso
    7/6/2022 - 14:29:56

    Com humildade peçamos à Deus a graça de aprender com Ele.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno