Notícias

Em memória ao Apóstolo de Goiás, Pe. Pelágio Sauter

A data relembra a trajetória de vida sagrada a serviço dos mais necessitados

No mês de novembro, é celebrado o aniversário de morte do Venerável Pe. Pelágio Sauter. A data relembra a trajetória de vida sagrada a serviço dos mais necessitados, além da sua importância para a Igreja Católica e Congregação dos Missionários Redentoristas do Estado de Goiás.

Pe. Pelágio não tinha hora marcada para os que o procuravam em suas aflições. Segundo as crônicas dos Redentoristas, em apenas um ano de missão, ele visitou cerca de 300 enfermos. Seus últimos cinco anos de vida foram dedicados unicamente à Pastoral dos Enfermos.

Formação
Padre Pelágio Sauter nasceu em 9 de setembro de 1878, na aldeia de Hausen am Thann, na Alemanha. Foi batizado três dias depois. Seus pais, Matias Sauter e Maria Neher, tiveram 15 filhos. Dois deles, Pelágio e Gaspar, tornaram-se padres redentoristas.
Em 1892, Pelágio recebeu os Sacramentos da Primeira Eucaristia e do Crisma. Trabalhou dois anos como aprendiz de serralheiro em uma cidade vizinha.

Em 1894, ingressou no Seminário Redentorista, em Bachham. Estudou ainda em Dürrnberg (onde foi aluno do Bem-aventurado Pe. Gaspar Stangassinger) e terminou seus estudos ginasiais em Gars am Inn. Em 8 de setembro de 1902, consagrou-se a Deus pelos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência. No dia 16 de junho de 1907, foi ordenado sacerdote por Dom Antônio Henle, em Deggendorf.

Brasil
Quando convidado para vir ao Brasil, aceitou logo, pois sempre quis trabalhar nas missões estrangeiras. No dia 6 de agosto de 1909, desembarcou no Rio de Janeiro, ao lado de mais quatro confrades. Nunca mais voltaria a rever sua pátria. Faleceu no dia 23 de novembro de 1961, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Durante os 52 anos em que viveu no Brasil, Pe. Pelágio Sauter sempre foi muito dedicado em sua missão. Nos cinco primeiros anos, ele atuou em algumas paróquias de São Paulo. Em seguida, veio para Goiás, onde cumpriu sua missão pelos 47 anos restantes. Nesse período, desenvolveu múltiplas atividades pastorais. Nunca foi superior canônico. Seu apostolado predileto foram as “desobrigas” no sertão goiano. Quando percorreu centenas de comunidades, quase sempre a cavalo, evangelizando os fiéis que moravam mais afastados. Foi com esse trabalho que ele foi se tornando cada vez mais conhecido e estimado pelo povo.

Trindade
O local onde mais trabalhou foi Trindade (GO). Naquela época, os romeiros que faziam a peregrinação, em devoção ao Divino Pai Eterno durante a Festa, não voltavam para casa sem receber também a bênção do Pe. Pelágio. Em 2005, foi inaugurada no município a Igreja do Santíssimo Redentor. Hoje, ela é também conhecida como Igreja do Pe. Pelágio, pois foi destinada a acolher os restos mortais do Missionário Redentorista.

Rezemos pela beatificação de Pe. Pelágio Sauter!
Ó Divino Pai Eterno, que concedestes ao Venerável Pe. Pelágio o dom de anunciar o evangelho aos doentes, aflitos e abandonados, concedei-nos seguir seu exemplo de dedicação e invocá-lo como nosso modelo e protetor logo que a Santa Igreja oficialmente assim o declarar. Também vos pedimos a graça que mais necessitamos (faça o seu pedido). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno