Notícias

Como recuperar as relações após momentos de crises

Relações familiares e de amizades podem ser resolvidas com diálogos

Reprodução / freepik

O ano de 2022 foi desgastante para muitas relações. Ano de eleição política, onde muitos deixaram de se falar por terem posicionamentos diferentes. Depois veio o Mundial de Futebol do Catar, e festas de fim de ano que geram assuntos familiares que podem levar a alguns desentendimentos também.

De acordo com a psicóloga Letícia Moreira, o início de ano é propício para recuperar relacionamentos. “Não é um tempo aleatório, tem uma intenção. Ele veio para a nossa civilização com um propósito. Um novo tempo marcado cronologicamente, mas que tem a ver com o psicológico. Uma nova oportunidade para restaurar laços”, explica Letícia.

Para ajudar a conviver melhor, a especialista indica criar momentos familiares dentro de casa. “Crie caixas de sugestões, e deixe em um espaço da casa para relatar os sentimentos difíceis de serem proferidos. Para amizades, resgate antigos relacionamentos colocando em prática a escuta. Isso é terapêutico e valioso. A própria Bíblia diz: quem encontra um amigo, encontra um tesouro”.

Nos últimos anos muitos familiares deixaram de se falar por divergências de pensamentos. “Quando não for possível reparar os atos com pedidos de desculpa, vire a página. Retome o contato de forma amorosa, ligando e perguntando como a pessoa está”, conta a psicóloga que acrescenta “as relações não são todas iguais. É sempre oportuno dar uma segunda chance, mas não é bom insistir em uma relação dolorosa. Algumas relações se fazem necessário manter uma distância segura”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno