Notícias

Quinta-feira Santa

Dia de muitas cerimônias litúrgicas para o cristão viver

A Quinta-feira Santa é um dia importante para o cristão. É o dia em que Jesus Cristo celebrou a Última Ceia com seus discípulos, partiu o pão e ofereceu vinho, instituindo assim o sacramento da Eucaristia. Além disso, lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade e amor ao próximo. Tudo antes de ser preso e crucificado.

Cerimônias litúrgicas

Santos óleos – bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. A cerimônia conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese.

Lava-pés – Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quis demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus.

Instituição da Eucaristia – Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

Instituição do sacerdócio – A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’.” (cf. Mt 26,26). Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.

Leituras

Ex 12,1-8.11-14

Sl 115(116B),12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1Cor 10,16) 

1Cor 11,23-26 

Jo 13,1-15 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno