Programação TV

Papa Francisco nomeou Dom João Cardoso como Arcebispo de Natal

Novo Arcebispo de Natal, que esteve na Romaria 2023, enviou mensagem à Arquidiocese da Capital

Dom João Cardoso

Nesta semana, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Jaime Vieira Rocha ao Governo Pastoral da Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte. Para suceder Dom Jaime, o Santo Padre nomeou o Bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Dom João Santos Cardoso, para ser o novo Arcebispo de Natal.

De acordo com Dom João, o sentimento é de muita gratidão em Deus com esta nomeação. “É clara a percepção que o chamado parte de Deus. Naquele que me fortalece, na alegria eu respondo esse chamado. E me coloco à disposição da missão que Ele me confiou”, diz Dom João.

Ao receber a missão, muitos questionamentos passaram pela cabeça de Dom João. Ainda mais devido à importância da Igreja de Natal, sua complexidade, que tem raízes históricas arraigadas desde o catolicismo colonial. Uma igreja fecundada pelo sangue dos Santos Mártires, viva e sinodal.

Por parte do bispo, a expectativa é do acolhimento de ambas as partes. Essa é a segunda vez que um bispo baiano assume a diocese de Natal. O primeiro foi Dom Marcolino, de Inhambupe (BA), que governou por mais 30 anos. Agora, chega Dom João com o espírito de sinodalidade, e conta com a colaboração e participação de todas as forças dos fiéis da Igreja de Natal.

Dom Jaime Rocha solicitou a renúncia ao completar 75 anos de idade, em 2022. O momento chegou e, portanto, ele fez um vídeo para o seu sucessor. Na mensagem ele diz que “o momento é de ver a beleza da tradição. O mistério da vida da Igreja é algo muito importante que devemos valorizar sempre. Eu fiquei feliz com essa nomeação, constato que o segredo foi realmente guardado. E deixo minha palavra de gratidão a todos, e sigo com a proteção tão bonita e amorosa da Virgem Santíssima”, disse Dom Jaime.

Dom João assume sua missão na diocese de Natal e deixa uma mensagem para todos os fiéis da igreja. “A minha primeira fala para esse povo é que na alegria do Evangelho vamos caminhar juntos. Pastores e fiéis nos escutando mutuamente, escutando o Espírito Santo de Deus e assim vamos prosseguindo a missão e continuando a obra dos nossos antecessores, anunciando o Reino de Deus e formando discípulos missionários a serviço da vida”, finaliza Dom João.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno