Notícias

A arte cria solidariedade num mundo dividido pelas guerras, diz Papa

E a sua preservação é a convicção que cada geração tem a responsabilidade coletiva de cuidar do patrimônio

Reprodução: As Salas de Raffaello nos Museus Vaticanos (Vatican Media)

Da Redação, com Vatican news

Na manhã desta quinta-feira (9), o Santo Padre recebeu em audiência, na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da fundação Benfeitores das Artes dos Museus Vaticanos. Um grupo com aproximadamente 300 pessoas, por ocasião dos 40 anos da fundação.

Durante o encontro, o Papa Francisco agradeceu pela colaboração no importante trabalho de conservação e restauração do patrimônio artístico e cultural dos Museus Vaticanos. O Pontífice abordou que o compromisso dos artistas é um sinal concreto do apreço pelo potencial das artes, em suas muitas formas, de abrir mentes e corações para a beleza da criação e para a misteriosa riqueza de nossa vida e vocação humanas.

“O trabalho de conservação para o qual vocês contribuem, ao mesmo tempo em que protegem esse precioso legado do passado, também convida as novas gerações a refletir sobre a conexão intrínseca entre arte, história, cultura e fé. Há uma conexão intrínseca entre elas: arte, história, cultura e fé”.

Fé por meio das artes religiosas
O Santo Padre disse que as Artes dos Museus Vaticanos visam garantir que os tesouros artísticos religiosos, nos quais se reflete a imensa diversidade de culturas, tradições e expressões criativas que enriquecem o mundo, possam continuar a inspirar, elevar e revelar as esperanças e aspirações mais profundas do coração humano.

Ao final, o Papa ressaltou que a história de 40 anos da fundação foi inspirada não apenas pelo amor às artes, mas também pela convicção de que cada geração tem a responsabilidade coletiva de cuidar e preservar o patrimônio inestimável.

Os Benfeitores das Artes dos Museus Vaticanos (Patrons of the Art in the Vatican Museums) nasceram em 1983 entre a Califórnia e Nova York. Um ano antes, a Santa Sé havia promovido nos Estados Unidos a exposição itinerante “The Vatican Collections. O papado e a arte”. Uma série de atividades nos Museus Vaticanos celebram estes dias os 40 anos desta benemérita fundação.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno