Notícias

1º Domingo do Advento foi marcado por muitas celebrações

Momento de espera e alegria

O 1º Domingo do Advento começou com muitas celebrações no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Momento em que romeiros encheram a igreja para dar início ao período de espera e preparação para a chegada do Salvador.

O dia começou com a Santa Missa das 6h, presidida pelo prefeito de liturgia do Santuário, o missionário redentorista padre Sidney Martins, que se inspirou no Evangelho do dia, Marcos 13,33-37. No centro da liturgia, a mensagem principal destacada pelo padre foi a incerteza do momento da volta de Jesus. “Não sabemos o dia e a hora que Jesus voltará, então estejamos preparados”, ressaltou.

Às 8h, aconteceu a 3ª Novena Mensal em preparação à Romaria 2024 e a celebração do 1º Domingo do Advento, presidida pelo reitor do Santuário Basílica, padre Marco Aurélio Martins, que fez um chamado à generosidade e à solidariedade, proporcionando aos fiéis uma experiência única de reflexão e preparação espiritual.

O momento foi marcado pela luz inaugural da primeira vela do Advento, representando a esperança. “A nossa espera é dupla: aguardamos o nascimento do Menino Jesus e também nos preparamos para a Romaria 2024, momento de renovar nossa fé e devoção ao Divino Pai Eterno”, expressou o reitor do Santuário.

A Santa Missa das 10h foi conduzida pelo superior provincial dos Redentoristas, padre João Paulo Santos. Ele aprofundou no Evangelho do dia, Marcos 13,33-37, e destacou a importância da vigilância e da preparação para a segunda vinda de Jesus.

Ao encerrar a celebração, padre João Paulo Santos lançou um apelo à comunidade para que o Advento transcenda a mera tradição litúrgica, transformando-se em um compromisso espiritual de crescimento e preparação genuína para a chegada de Cristo. Sua exortação ecoou pelos corações, incentivando a dedicação, oração, reflexão e a prática da caridade. 

Já a Santa Missa das 12h foi conduzida pelo padre Edson Costa, que convidou a comunidade a estar vigilante por meio da oração. “Cristo retornará quando nós menos esperamos. Por isso, vamos estar em prontidão ativa”, exortou o celebrante. A incerteza do momento do encontro com o Senhor não deve ser uma fonte de temor, mas sim um chamado à intensificação da vida de oração; uma jornada espiritual que se aprofunda à medida que se intensifica a busca por conexão.

Para finalizar o dia, a Santa Missa das 17h30 foi conduzida pelo padre Thiago Azevedo, que proporcionou um momento de profunda reflexão e oração para a comunidade. Durante a celebração, o religioso reiterou a importância de celebrar a salvação de Deus e alimentar a esperança da remição durante esse período especial do Advento com recolhimento e conversão.

Ao abordar o “tempo de recolhimento”, o padre ressaltou que, ao iniciar o Advento, todos são convidados a levar consigo a experiência de um encontro mais profundo com a fé. Já no “tempo de conversão”, instigou os presentes a considerarem mudanças significativas em suas vidas cotidianas. A busca ativa pela conformidade aos princípios cristãos e o afastamento de práticas prejudiciais foram destacados para uma verdadeira conversão durante o Advento.

Durante todo o 1º Domingo do Advento, o Santuário Basílica refletiu a atmosfera deste período, também contou com a imagem de Nossa Senhora da Expectação, a Virgem que espera com alegria a chegada do Salvador, a Casa do Pai tornou-se um espaço de contemplação e preparação espiritual. Tudo com a Vela da Esperança acessa durante todas as celebrações.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno