Especial

Pastoral da Solidariedade é um gesto concreto da Igreja

Levando ajuda aos mais vulneráveis

Os serviços da Pastoral da Solidariedade mostram que a Igreja vive em constante estado de missão, buscando sempre manter um serviço organizado de promoção humana/cristã, para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Um grande trabalho desenvolvido é o da Pastoral da Solidariedade da Paróquia Santíssima Trindade de Florianópolis (SC). Que envolve a sociedade na vida da paróquia por meio de diversos projetos que promovem a evangelização por meio da reflexão, da vivência da fé e da cultura da solidariedade.

A pastoral atua com bazares solidários, Casa de Apoio São José, Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres, Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, Recanto São Francisco e o programa Moradia Primeiro. Todas as ações vão ao encontro dos ensinamentos do Papa Francisco, que sempre reflete sobre a ajuda ao próximo.

Solidariedade é o caminho para vencer, diz Papa
A solidariedade é uma resposta para o outro e também para Deus. Ser solidário significa exercer o amor do Pai Eterno com os irmãos. Na catequese na Audiência Pública do dia 2 de setembro de 2020, Papa Francisco disse que, “De uma crise, sai-se melhor ou pior. Temos que escolher. E a solidariedade é precisamente o caminho para sair melhor da crise.

A essência de ser solidário, portanto, está em olhar para o outro com amor, respeitando a individualidade e agindo em prol da igualdade. “Significa muito mais do que alguns atos esporádicos de generosidade, é muito mais, supõe a criação de uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. Isso significa solidariedade. Não é só questão de ajudar os outros, isso é muito bom fazer, mas é mais. Trata-se de justiça”, Evangelli Gaudium, nº 188.

Você está praticando a verdadeira essência da solidariedade? A igreja vive o Tempo do Advento, momento propício para olhar para si e verificar se as atitudes condizem com um verdadeiro cristão. Nesse sentido, para evolução espiritual, se faça essas perguntas: eu estou construindo pontes ou muros? Como está sendo a minha comunicação com o próximo?  Eu respeito as escolhas do outro, bem como divergência de ideias?  Minha vida está pautada na promoção e defesa dos direitos humanos? Por fim, eu penso nas necessidades dos outros? Responda em seu coração.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno