Notícias

Dança litúrgica é uma forma de evangelizar

Propagando a fé por meio dos movimentos

A Igreja Católica tem alcançado cada vez mais os jovens, com eventos e pastorais direcionados a esse público. A Pastoral da Dança é um exemplo que integra a missão ensinada pelo Pai Eterno e o amor pela arte, levando a evangelização por meio dos movimentos da dança, que é parte integrante da cultura dos povos.

Como expressão litúrgica, para traduzir e ajudar a mergulhar no mistério de Cristo, a fundadora da Companhia de Dança Magnificat, Heloísa Myrtes, explica que “cada um tem o seu jeito de se expressar, e a dança faz parte da nossa expressão de fé diária”. E Como já dizia Santo Agostinho: “quem canta, reza duas vezes. E quem dança com alegria para Deus, reza triplamente”.

Jazz e Ballet clássico são apenas alguns dos estilos de dança praticados pela Companhia Magnificat, em São Paulo. São realizadas diversas atividades que contam com a participação de pessoas de todas as idades.

Comprometida com a missão divina, a companhia promoveu uma mostra de Dança no Santuário Nossa Senhora do Carmo, onde a entrada foi um quilo de alimento não perecível destinado a famílias carentes neste Natal.

A mostra contou com 13 coreografias, que levaram os participantes à reflexão da fé. Mais do que comunicação verbal, a liturgia é ação, e como tal, usa a linguagem afetiva para expressar o indescritível. “É o amor de Deus transmitido por meio da nossa arte nas igrejas e paróquias em que somos convidados. E estamos à disposição para realizar esse chamado que é tão lindo”, finaliza Heloísa.

Todo o trabalho das pastorais de dança é pautado nos documentos da Igreja e das orientações litúrgicas, “nosso corpo, sensível e dócil ao movimento, é uma fonte inesgotável de expressão. Por isso, na liturgia têm importância os gestos, as posturas, as caminhadas e a dança”, conforme o documento 43 da CNBB, “Animação da vida litúrgica no Brasil” (Paulinas, São Paulo, 1989, em seus números 83, 207, 241 e 297).


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno