Notícias

Papa descarta a possibilidade de renúncia

Momento é de seguir com as celebrações de fim de ano

Da Redação, com Vatican News

Na manhã desta terça-feira (13/12) o Papa Francisco conversou com a jornalista Valentina Alazraki para a emissora mexicana N+. O evento aconteceu no dia em que o México celebra Nossa Senhora de Guadalupe. Durante a entrevista, o Pontífice fez uma promessa à Virgem Maria: “Quero ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior. O lugar já está pronto”.

No próximo dia 17 de dezembro, Francisco completará 87 anos, e em resposta à jornalista, o Santo Padre explicou que está trabalhando para simplificar o rito dos funerais dos pontífices. Esclareceu ainda que, embora haja pensamentos sobre a morte devido também à idade avançada que “chega tal como é”, a ideia de renunciar não está nos planos. Pelo contrário, Jorge Mario Bergoglio revela o desejo de viajar à Bélgica em 2024, além de viagens “pendentes” à Polinésia e à sua terra natal, a Argentina.

Francisco visitou Santa Maria Maior por 115 vezes, desde o dia seguinte à sua eleição, em 14 de março de 2013. Segundo o Pontífice “é minha grande devoção. E, antes de ser Papa, quando estava em Roma, eu sempre ia lá nas manhãs de domingo, ficava lá por um tempo. Há um vínculo muito grande”.

A relação com Bento XVI
Durante a entrevista, o Pontífice explicou que, “com o mestre de cerimônias”, preparou o rito do funeral do Papa: “Simplificamos muito”. O último funeral foi o de Bento XVI, em 5 de janeiro, na Praça de São Pedro. Foi justamente sobre o relacionamento com seu predecessor, por dez anos Papa Emérito, que Francisco falou na entrevista, poucos dias antes do primeiro aniversário de sua morte. “Meu relacionamento com o Papa Bento XVI era muito próximo. Às vezes eu o consultava. Ele, com grande sabedoria, me dava sua opinião, mas dizia ‘decida você’, deixava nas minhas mãos. E sempre me ajudava. Muito generoso neste aspecto”. Francisco descreve como uma “graça” ter sido capaz de “se despedir” de seu antecessor, depois de ter sido informado por um enfermeiro que estava mal e de ter pedido orações por ele durante a última audiência geral em 2022.

“No momento, não penso em renunciar”
Francisco afirmou não descartar a possibilidade de um dia seguir os passos de Bento, no entanto, este não é o momento. “Não pensei a respeito e vi a coragem de Bento quando percebeu que não conseguia, preferiu dizer basta, e isso é bom para mim como exemplo e peço ao Senhor que, em um determinado momento, eu possa dizer basta, mas quando Ele quiser”.

Condições de saúde
Recentemente, o Papa foi acometido por uma bronquite, operado duas vezes nos últimos dois anos no Hospital Gemelli – admite a fragilidade de sua saúde, mas reafirma seu estado. “Sinto-me bem, sinto-me melhor”, declara, mas “preciso que rezem pela minha saúde”, porque “a velhice não vem por si mesma”, “não se inventa, apresenta-se tal como é”. Por outro lado, “é preciso saber como aceitar os dons da velhice” e “que também se pode fazer isso muito bem a partir de outra perspectiva”. “Às vezes”, revela o Papa, “me dizem que sou imprudente porque tenho vontade de fazer coisas e me movimentar”. Este é um sinal de que “estou muito bem”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno