Especial

3º Domingo do Advento

“A minh’alma se alegra, se alegra no meu Deus”. (Lc 1, 46 ss)

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

Celebramos neste Domingo o terceiro do tempo do Advento, daqui há poucos dias já estaremos celebrando as alegrias do Natal. Por isso, esse terceiro Domingo do Advento é conhecido como “Domingo Gaudete”, ou da alegria, pois o Natal do Senhor está próximo. Começamos a semana de preparação próxima para o Natal, para celebrar a vinda do Messias. 

A cor litúrgica nesse dia é “rósea”, ou seja, um roxo mais suave, não trazendo tanto aquele tom de penitência. A partir do terceiro Domingo do Advento entramos propriamente no período da Novena de Natal, e as leituras retratam mais o nascimento de Jesus, pois até então retratavam mais sobre a segunda vinda de Cristo.  

Neste Domingo acontece também a coleta para a Campanha da Evangelização, que traz como tema: “Na casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Como diz o tema da Campanha, “Deus nos faz irmãos”, se Ele nos faz irmãos temos que ajudar a quem precisa. A coleta nessa missa não fica na paróquia, mas é destinada aos locais de missão da Igreja, e onde ela realiza um trabalho de evangelização, sobretudo aqueles locais mais necessitados.  

Ainda neste Domingo pode-se levar a imagem da Sagrada Família ou do menino Jesus para que o padre abençoe, ou ainda, as mulheres grávidas que estão esperando o seu filho nascer, do mesmo modo que Maria estava esperando Jesus chegar podem receber a benção do padre. A partir deste dia faltarão exatos oito dias para a celebração do Natal e como nos convida a celebração de hoje, devemos nos encher de alegria.  

A primeira leitura da missa deste Domingo é do livro do profeta Isaías (Is 61,1-2a.10-11), o profeta fala sobre a missão a qual Deus lhe confiou e que deve ser a missão de todo profeta. Tudo aquilo que Isaías disse nesse trecho se concretiza em Jesus e se torna o programa de vida de Jesus ao longo de sua vida pública. Em Lucas capítulo quatro, Jesus entra na sinagoga, abre o livro do profeta Isaías e lê essas mesmas palavras e diz que naquele dia tudo aquilo que se concretizava. Isaías viveu há cerca de quatrocentos anos a.C, e tudo aquilo que ele dizia se concretizou na vida de Jesus. Isaías é um profeta marcante do Antigo Testamento, e o acompanhamos bastante no tempo do Advento e na Quaresma.  

O salmo responsorial é de São Lucas (Lc1,46ss), e diz em seu refrão: “A minh’alma se alegra, se alegra no meu Deus”. Esse salmo é um trecho do cântico do “Magnificat”, em que Maria agradece a Deus por tantos “bens” que Ele fez por ela e por seu povo. Maria foi escolhida a cheia de graça, em meio a tantas mulheres de seu tempo Deus a escolheu a “cheia de graça”, para gerar o seu filho. Maria se encheu de alegria não só pelo que Deus fez por ela, mas todo o povo.  

A segunda leitura deste Domingo é da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 5,16-24), Paulo diz a comunidade e a nós hoje que devemos estar sempre alegres, pois o Senhor está conosco. O Espírito do Senhor está conosco, por isso, devemos estar sempre alegres e nos afastar de tudo aquilo que é mal. Do mesmo modo que Maria alegremo-nos no Senhor, que nos chamou e enviou para a missão.  

O Evangelho deste Domingo é de João (Jo 1,6-8.19-28), João nesse Evangelho fala sobre João Batista que veio como o “precursor”, ou seja, veio preparar o caminho para a chegada de Jesus. João não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, ele exortava a todos que andavam nas trevas, sob um monte de pecados, para que deixassem as ações das trevas e se aproximassem da luz.  

Os judeus interrogam João e perguntam se ele era o Messias que devia vir ao mundo, pois alguns judeus achavam que Ele era o Messias, mas João confessou e não negou, disse que ele não era o Messias, mas que era a voz que grita no deserto: “Aplainai, o caminho do Senhor” (Jo 1,23). Ele buscava converter o povo judeu para a chegada do Messias que estava próxima, João Batista batizava com água, mas o Messias batizaria com a água e o Espírito Santo.  

João Batista ainda diz que ele não era digno de desatar as correias das sandálias do Messias, e dizia sempre que “Ele cresça e eu diminua”, João não queria em nenhum momento ser mais do que o Messias, mas sabia que a sua missão era preparar o caminho do Senhor.  

Com a celebração desse 3º domingo do Advento sejamos como João Batista e preparemos o caminho para a chegada de Jesus. Anunciemos a palavra de Deus aos nossos irmãos e que possamos convidar aqueles que estão afastados da Igreja, num caminho de pecado, para que possam retornar e se aproximar da luz novamente.  

Ao acendermos hoje a terceira vela da coroa do Advento possamos sentir que a luz do Senhor está perto de nós, e como a luz do sol que pouco a pouco vai clareando o dia, que possamos deixar que a luz do Senhor pouco a pouco nos irradie e que possamos irradiar essa luz a quem se aproxime de nós.  

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno