Notícias

Atendimento psicológico é oferecido gratuitamente pela Igreja

Ação é realizada por igreja de São Paulo à comunidade

Duas paróquias em Santos, no litoral de São Paulo, estão oferecendo atendimento psicológico gratuito para a comunidade. São elas, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção e a Igreja Santuário Santo Antônio do Valongo. O programa faz parte do projeto Humanamente, que surgiu em Belo Horizonte (MG).

A ação foi muito bem recebida pela população. De acordo com a psicóloga e cientista da felicidade, Luciana Ribela, “temos um número muito grande de interessados, pois a saúde mental é prioridade para a pessoa poder desenvolver todas as suas atividades”.

A psicóloga explica que os atendimentos são feitos por meio de rodas de conversas, de terça a sexta-feira, em horários diferentes. O projeto é para a comunidade carente e população de rua. “Tudo é muito novo, e as pessoas ainda estão conhecendo o trabalho desenvolvido. Mas, a roda de conversa é para desenvolver uma escuta acolhedora”, explica Luciana.

A roda de conversa é um momento de ajuda para as pessoas entenderem que muitas vezes a dor de um é a mesma do outro. Devido algumas pessoas não terem coragem de falar, e ao ouvir, elas podem ser curadas. Por meio do acolhimento, o indivíduo se sente visto e ouvido.

O projeto humanamente surgiu em Belo Horizonte durante a pandemia da Covid-19, após um estudo mostrar que as pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social estavam se sentindo deprimidas e estressadas pela reclusão. Segundo a psicóloga Ana Maria Novais, o projeto surgiu em abril de 2020, com a finalidade de levar a psicologia para dentro de vidas e favelas. “Partiu de uma inquietação pessoal, ao ver na minha comunidade em Belo Horizonte os problemas diários.

Para Ana Maria, são três anos de ajuda ao próximo. Contribuindo para a saúde mental das pessoas, para que elas sejam protagonistas de suas vidas. Se sintam pertencentes, com direito a saúde mental como algo que é tão direito quanto alimentação.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno