Notícias

Missa da madrugada é tradição durante a Quaresma

Tempo de participar das celebrações da Igreja e viver esse tempo forte

Durante a Quaresma, várias igrejas católicas do Brasil realizam a missa da madrugada. Em Campo Grande (MS), a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora reúne os fiéis para a missa da penitência às cinco horas da manhã. Uma celebração que aproxima todos os devotos ao coração de Deus durante o tempo forte da Quaresma.

Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, padre Orozimbo de Paula, o retiro popular da Quaresma é uma oportunidade para a comunidade meditar temas que ajudem na vivência quaresmal de transformação de vida. “O levantar cedo é como abrir o coração, levando a pessoa a se dispor e escutar mais a palavra”, explica o padre.

Mesmo de madrugada, a receptividade dos fiéis é muito grande. Neste ano de 2024, é celebrado o sexto ano da missa da madrugada. “Com participação do povo que vem de todos os lados da cidade. E, no final da Quaresma, muitos continuam participando da missa das 5h40 antes de ir trabalhar”, conta padre Orozimbo.

A missa da madrugada é uma tradição da Igreja Católica, em que muitos fiéis participam e encontram a presença do Divino Pai Eterno. É um momento em que o clamor dos cristãos sobe aos céus e Deus responde com chuvas de bênçãos sobre seus filhos e filhas amados.

Outra tradição da Quaresma são os Ramos e as Cinzas
Para o presidente dos Comissários no Brasil e Cone Sul, Frei Edgar Alves, os Ramos e Cinzas da Quaresma é uma tradição cristã. “Tudo começa no Domingo de Ramos do ano anterior, nós utilizamos os Ramos lembrando a entrada triunfal de nosso Senhor na cidade santa de Jerusalém. As pessoas que estavam ali receberam o Senhor com seus ramos nas mãos. Guardamos esses ramos durante todo o ano e no ano seguinte estão secos e são levados ao fogo para se transformarem nas cinzas. Quando o ministro coloca as cinzas na sua cabeça ou testa, você recebe as cinzas para lembrar que você é pó, e ao pó voltará.

Participe das missas no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
De segunda a quinta-feira, às 6h55 e 19h30.
Sexta-feira: 6h55, 10h, 15h e 19h30
Sábado: Missa às 6h55, 10h, 15h e 17h30
Domingo: Missa às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno