Especial

Quaresma é tempo de discernimento

Momento de se encontrar em Deus

A Igreja Católica vive a Quaresma, um tempo forte em que muitos fazem o seu discernimento religioso. São diversos os caminhos pelos quais o Pai Eterno convoca cada um. Portanto, são diferentes os tipos de vocação que cada um recebe o seu chamado. Isso permite evoluir e dar continuidade às obras do Pai Eterno, independente da área escolhida.

Para o animador vocacional e missionário redentorista padre Antoniel Braga, a vocação é um chamado. “Para nós cristãos católicos, o chamado é do Pai, para vivermos o batismo. E quando Ele chama, nós temos que responder”, reflete o religioso.

O primeiro passo para viver a vocação é abrir o coração para o chamado do Pai e conhecer a si mesmo. Para que esse processo aconteça, é preciso discernimento e direção espiritual. De acordo com o padre Antoniel, “a orientação é uma colaboração nossa por meio de discernimento vocacional. Assim, promovemos encontros vocacionais com subsídios e momentos de oração para que o jovem consiga se decidir”.

Com o discernimento, é possível fazer uma escolha de amadurecimento no coração à luz da fé. Para que o jovem tenha certeza, nos encontros são retiradas todas as dúvidas, anseios e inquietudes. Para que, dessa forma, o jovem consiga dar um passo em direção a uma vocação que é o chamado de Deus.

Além de fortalecer a espiritualidade, é muito importante conhecer os tipos de vocação e refletir sobre o futuro de cada uma. Na Igreja Católica, existem as vocações sacerdotal, matrimonial, religiosa consagrada e leiga. Segundo o fráter Giovani Bastos, “são vários os ministérios que podemos corresponder, seja a vocação sacerdotal ou presbiteral, na qual o homem é chamado a se tornar uma pessoa que atua em nome de Cristo”.

A vida consagrada é marcada pelos votos de pobreza, castidade e obediência. É revelar a beleza do Evangelho buscando cada vez mais configurar a vida em Cristo Jesus. Da mesma forma, no matrimônio, o casal é chamado a revelar o amor de Deus por meio da união e da constituição de uma família. Já o missionário leigo é aquele que, apesar de poder seguir a vida matrimonial, também pode assumir o compromisso de levar o evangelho a outras pessoas.

Em Trindade, na Capital da Fé de Goiás, são realizados encontros vocacionais no seminário Padre Pelágio, com o objetivo de auxiliar os jovens no processo de amadurecimento em relação ao chamado do Pai. É um local onde “são realizados quatro encontros por ano, que ajudam a corresponder aos anseios que brotam no coração de cada um”, relata o fráter Antônio Matosinho.

O jovem Gabriel Santos de Cuiabá, no Mato Grosso, participou do discernimento e reconhece a importância desse momento para discernir sua vocação. Segundo ele, “muitas vezes sentimos uma proximidade com Deus e precisamos entender de qual forma servir. Por isso, esse processo me ajuda a tomar essa decisão”.

Para seguir na caminhada de descoberta da vocação religiosa, a Quaresma se apresenta como um período de oração, reflexão e discernimento. É um tempo que traz a oportunidade de rever o estilo de vida e as escolhas diárias, no exercício da misericórdia e da presença de Deus. Converta seus sentidos, escute, sinta as realidades que o desafiam a se comprometer com a vida das pessoas em busca da transformação do mundo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno