Especial

Quaresma: caridade é a representação da fraternidade

Ações concretas são formas de evangelizar

A Quaresma é um tempo todo especial de entrega ao Pai Eterno. É um período voltado à meditação e reflexão durante 40 dias sobre a paixão de Nosso Senhor, no desejo íntimo de se afastar de toda maldade que há na humanidade. Mas para viver melhor esse tempo, a Igreja orienta os católicos a realizar algumas práticas importantes para uma melhor vivência espiritual.

Uma delas é voltar-se para Deus, com oração, penitência e caridade. Segundo o doutor em Ética Social e mestre em Educação, padre Joaquim Parron, “a caridade é algo central no Evangelho de São Marcos. No capítulo 25, Jesus diz: ‘eu tive fome e me deste de comer’. Ou seja, no final de nossa vida, Deus vai pedir conta para nós sobre as práticas em relação à caridade com o próximo que necessita”, conta o religioso.

Na carta de São Tiago, capítulo 1 versículo 27, está escrito que a religião pura e verdadeira cuida do órfão, da viúva e do pobre. Sendo assim, a caridade tem uma centralidade na fé cristã. Por isso, a Igreja Católica atua fortemente para levar a fraternidade em gestos concretos aos mais vulneráveis.

Uma das grandes iniciativas de fraternidade é realizada pela Cáritas brasileira, um organismo que atua no mundo inteiro atendendo pessoas em situação de risco e vulnerabilidade. Para a secretária regional da Cáritas Brasileira do Paraná, Márcia Ponce, “atuamos na emergência de entrega de cestas básicas, como nas questões ambientais, de migração e refúgio e de tantas outras que afligem famílias em situação de perigo”.

Na busca por dignidade da pessoa em estado de vulnerabilidade social, a fraternidade se faz por meio da possibilidade de gerar emprego e renda, produzindo a economia popular solidária praticada pela Cáritas Brasileira. As ações vão ao encontro com as provocações do Papa Francisco para as diversas formas possíveis de geração de renda.

Ao ajudar o próximo por meio da fraternidade, a pessoa está realizando uma ação evangelizadora. E, para este ano, a Campanha da Fraternidade está em conformidade com os pilares da Quaresma. “Neste período somos iluminados pelo Espírito Santo a ter atitudes e ações concretas. Um chamado à conversão”, diz padre Parron.

Fraternidade, a essência da vida cristã
Atualmente, o que clama a multidão? O Papa Francisco constantemente aborda a fraternidade como resposta aos problemas do mundo. Mais abertura ao diálogo, compreensão das diferenças, fim da violência, cuidado com os direitos humanos e deixar de lado os interesses comerciais são algumas das atitudes que o Pontífice convida você a praticar. O Papa Francisco reforça que “é importante intensificar o diálogo entre as diversas religiões, para que jamais prevaleçam as diferenças que separam e ferem, mas, embora na diversidade, triunfe o desejo de construir verdadeiros laços de amizade entre todos os povos”.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno