Notícias

Cuidar da Casa Comum é um compromisso cristão

E deve ser praticado e ensinado ao próximo

Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, destaca a importância de o homem deste milênio cuidar da Casa Comum. Ele convida todos os cristãos a serem testemunhas vivas a serviço da vida, atendendo às necessidades de proteção do planeta Terra.

Para o reitor do Santuário Nossa Senhora de Aparecida em Londrina no Paraná, padre Rodolfo Trisltz, “a Casa Comum é respeitar a criação, cuidarmos do ambiente em que convivemos e vivemos na terra que pertence a todos. Pois é o local feito por Deus com a finalidade de dá-lo a nós para que cuidemos junto com Ele. Assim, podemos cuidar, criar e crescer. Estabelecendo uma prefiguração da vida eterna, cuidar do jardim da Terra é aprender a cuidar do jardim do Céu. Que nós possamos como irmãos fraternos ter a consciência solidária sobre o cuidado deste Jardim que nos ensina pelo cuidado como deverá ser o jardim do Céu. E assim nós podemos todos juntos já começar a viver na Terra os desdobramentos e aquilo que nós iremos viver no Céu”.

A Terra é a Casa Comum, e parece cada vez mais transformada em um imenso depósito de lixo, isso é assustador. O Papa Francisco tem sido um profeta da esperança, um incansável defensor e promotor da vida. À luz da reflexão, o Papa faz uma advertência: “cuidar da nossa Casa Comum, mesmo sem considerar os efeitos das mudanças climáticas, não é simplesmente um esforço utilitário, mas uma obrigação moral para todos os homens e mulheres como filhos de Deus. Com isso em mente, cada um de nós deve se perguntar: ‘Que tipo de mundo queremos para nós mesmos e para aqueles que virão depois de nós?’”

Cuidados com a Casa Comum
Uma das formas mais expressivas de cuidado com o nosso semelhante é refletir sobre o impacto de nossas atitudes pessoais na segurança e bem-estar do outro. No momento, o Brasil sofre com alarmantes números de casos de dengue, zika e chikungunya. Comece com o cuidado pela sua casa, quintal e convide vizinhos a cuidarem da Casa Comum.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno