Notícias

Por que rezamos a missa do sétimo dia?

Missionário redentorista explica sobre a celebração

Um momento delicado na vida é quando se perde um conhecido. Para passar pelo processo de luto e amenizar a dor da perda as pessoas contam com a Missa do sétimo dia. Uma cerimônia cujo objetivo é desejar bons caminhos para as almas das pessoas que se foram, para que tenham um descanso eterno na luz.

Porém, muitas pessoas não sabem exatamente qual é a origem e o significado da missa de sétimo dia. Afinal, será que ela acontece também em outros países católicos? Para sanar essas dúvidas, o missionário redentorista padre Walmir Garcia explica que: “A missa do sétimo dia é costume apenas no Brasil. Devido às distâncias e as dificuldades de locomoção no passado, as pessoas demoravam a saber que um parente ou amigo tinha morrido. E as pessoas tinham o costume de ir até a família para prestar as condolências. Devido chegarem após uma semana e encomendarem a missa junto à Paróquia, ficou conhecido como missa do sétimo dia. Mas não é obrigação que a missa seja celebrada no sétimo dia”, explica o religioso.

Origem
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a Missa do sétimo dia é uma invenção brasileira. Apesar de existirem passagens bíblicas que mencionam a guarda do luto pelo período de uma semana, não há uma referência específica sobre a cerimônia. Muitas outras nações não realizam esse ritual. Como o território nacional é muito extenso e, antigamente, não existiam muitos transportes que pudessem ajudar na locomoção rápida, essa foi uma saída encontrada. Assim, foi inventada como forma de conforto para os vivos e homenagem a quem se foi. É uma segunda chance de despedida para quem fica. Não se sabe uma data exata da origem.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
8 Cometários
  • Sebastião
    4/4/2024 - 22:35:57

    Se na Bíblia está escrito luto de uma semana, é correto ter a missa de 7.º dia. Isso só não foi observado mundialmente, mas o Brasil está corretíssimo, deveria ter em todo continente, pois isso é uma homenagem espiritual bem interessante.

  • Maria Graciete Correia
    5/4/2024 - 03:17:40

    Muito interessante, gostei dessa informação.

  • Otaviano Ewerton
    5/4/2024 - 10:11:21

    Muito bom para os católicos.

  • Zezolmar Raimundo Silva
    5/4/2024 - 10:16:26

    Matéria pertinente e esclarecedora. Sempre questionei este ato cristão em favor dos mortos. Tenho, agora, base para esclarecer aos irmãos na fé em Cristo Jesus, esta grandiosa atitude de reverência aos entes que retornaram à casa do Pai. Gratíssimo. Felicitações pela atitude.

  • Hiroshi Nakamura
    5/4/2024 - 10:45:57

    Pensei que fosse no mundo inteiro. Principalmente cristianismo.

  • Marlene Vieira de Rezende
    5/4/2024 - 12:28:02

    Acredito que as pessoas ficam mais serenas após a missa de sétimo dia. Acalma o coração dos entes que ficaram.

  • Silvia
    5/4/2024 - 16:25:49

    Desconhecia a origem da missa de 7.º dia, excelente explicação.

  • Robson Cisne
    5/4/2024 - 23:07:56

    Bem esclarecedora essa matéria.
    Gostei!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno