Notícias

Começa a 61ª Assembleia Geral dos Bispos

Episcopado do Brasil está reunido em Aparecida (SP)

Reprodução: CNBB

Foi iniciada a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), nesta quarta-feira (10), que continuará até o dia 19 de abril. Este é um momento em que todo o episcopado brasileiro se reúne para discutir os rumos da Igreja no país.

A abertura ocorreu com a Santa Missa, presidida por Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre. Em sua homilia, ele destacou que os jovens precisam de uma atenção particular, assim como de se aproximar dos leigos, que fortalecem a democracia, buscam o bem comum e cuidam da Casa Comum.

O encontro reunirá os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados. Atualmente, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma igreja particular e outros 168 são bispos eméritos.

A pauta inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), 3 temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).

Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil viverão a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”, a dinâmica também é denominada “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno