Notícias

61ª Assembleia Geral reflete sobre realidade social, eclesial e ação evangelizadora

Metodologia visa aprofundar e aprovar o caminho de atualização das diretrizes

Da Redação, com CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Do Brasil (AG-CNBB) entra no terceiro dia. O evento que reúne o episcopado brasileiro iniciou com a Santa Missa com Laudes, no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo de Londrina (PR) dom Geremias Steinmetz. A celebração fez memória aos bispos que faleceram desde a última Assembleia Geral.

Logo cedo, os bispos refletiram sobre a Análise de Conjuntura Social, apresentada pelo bispo de Carolina (MA), coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da CNBB, composto por especialistas das pontifícias universidades católicas do Brasil.

À tarde, o episcopado retorna para a quinta sessão, em que serão convidados a refletir sobre o tema central desta edição: “A atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, que será apresentado por dom Leomar Antônio Brustolin.

O momento adotará o processo de discernimento compreendido como “Conversa no Espírito”. O método foi utilizado na etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade e também pelos padres sinodais na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e trata-se de um instrumento para animar o discernimento comunitário conduzido pela ação do Espírito Santo.

Segundo o Subsecretário pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá Santos, o método de Conversa no Espírito “começa com um momento de oração, em que cada participante fala o que está sendo inspirado pelo Espírito Santo a dizer, onde todos acolhem as palavras abordadas. Após, dialogam entre si”, explica o subsecretário.

A metodologia visa aprofundar e aprovar o caminho de atualização das diretrizes, o método prevê três rodadas, sempre precedidas por um momento de oração e silêncio.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno