Especial

Ser solidário é uma atitude que faz a diferença

E contribui para um mundo mais fraterno

Em um mundo em que conflitos estão acontecendo entre nações, ser solidário e exercer a empatia é muito importante. Ações fraternas, que são aquelas feitas ao próximo sem esperar nada em troca, beneficiam quem recebe, mas também promovem um ciclo virtuoso de melhoria social.

No Novo Testamento, a solidariedade é personificada na vida e ensinamentos de Jesus Cristo. Ele é o exemplo supremo de amor ao próximo, acolhendo os marginalizados, curando os doentes e alimentando os famintos. Em Mateus 9:36 está escrito: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas”. E em Lucas 3,11 temos: “E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira”.

Em consonância com os versículos, o Papa Francisco durante a Audiência Geral de quarta-feira, 24 de abril, falou sobre fé, esperança e caridade; que são virtudes recebidas no batismo e que vêm do Espírito Santo. Segundo o Pontífice, “praticar o bem não por um esforço titânico de empenhamento pessoal, mas porque, como discípulo humilde, caminhar atrás do Mestre Jesus. Pois Ele vai à frente ao longo do caminho”.

Com tantas evidências, a Igreja Católica convida todos os cristãos a serem solidários. Para o bispo emérito de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, “em determinados momentos da vida precisamos de uma mão amiga. Um ombro solidário para nos ajudar a passar pelos momentos difíceis. Que tenhamos sempre alguém disposto a estender a mão”.

Em fraternidade, Jesus recomenda aos discípulos em Lucas 17,10: “Também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Ir além é amar o outro e salvar vidas. A solidariedade não apenas proporciona alívio imediato, mas também contribui para a reconstrução a longo prazo de muitas pessoas.

Solidariedade começa com pequenas ações
Não é necessário esperar por um pedido de socorro para levar ajuda e exercer a solidariedade. Essas atitudes começam em ações que, às vezes, parecem pequenas, mas já exercem a diferença na vida de quem é beneficiado. Desde oferecer o assento no transporte público para uma pessoa em clara necessidade, ajudar uma pessoa em situação de rua ou até mesmo dentro de casa, essas também são consideradas atitudes solidárias.

O importante é sempre caminhar com virtudes, se distanciar do egoísmo e orgulho e praticar a empatia e a humanidade como Jesus Cristo ensinou.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno