Notícias

Laudato Si’: promova o uso de energia renovável em casa

Um cuidado individual com grande impacto no mundo

A Igreja Católica participa da Semana Laudato Si’, iniciativa estipulada pelo Papa Francisco e que incentiva a reflexão sobre o cuidado com a Casa Comum. Em comunhão, nesta quarta-feira (22/05), padre Jadeilson Santos abordou sobre o uso de energias renováveis durante o programa Família de Amor, da TV Pai Eterno.

Segundo o padre Jadeilson, atualmente é possível melhorar a eficiência energética e fazer avançar a pesquisa de energias alternativas. O religioso convidou todos a promover a utilização de energias renováveis em casa ou comunidade. “Se for possível, mude para fontes de energia renováveis e convide outras pessoas a fazerem o mesmo”.

Mas, como fazer essa mudança? Informe-se, busque informações sobre os diferentes tipos de energia renováveis disponíveis em sua região, como a energia solar, eólica, hidrelétrica e biomassa. Pois, conforme a Agência Internacional de Energia, a geração de energia é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo, sendo os combustíveis fósseis responsáveis por aproximadamente 65% dessas emissões.

Cada um fazendo a sua parte gera um impacto grande. Afinal, se aumentar a proporção de energia gerada a partir de fontes renováveis para 36% até 2030, é possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 1/3 e limitar o aquecimento global a 2 °C, conforme estabelecido no acordo de Paris.

Romaria 2024 contará com sustentabilidade
Para a Romaria do Divino Pai Eterno 2024, que acontece entre os dias 28 de junho a 7 de julho, com o tema: “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”, os Missionários Redentoristas estão investindo em sustentabilidade em todos os espaços onde a festa ocorre. Essa ação reflete os ensinamentos do Papa Francisco sobre o cuidado com a Casa Comum.

As melhorias são para que você, devoto, sinta-se acolhido da melhor forma possível. “Estamos trabalhando muito para que seja uma linda festa como todos os anos acontece. Mas, para este ano, vamos promover uma sustentabilidade que proporcione carbono zero”, explica o reitor do Santuário Basílica, padre Marco Aurélio Martins.

Para promover ações sustentáveis, o Santuário realizou parcerias com várias empresas, adotando iluminação promovida por placas de energia solar, veículos elétricos que fazem o percurso do Santuário até a Nova Casa do Pai, e geradores abastecidos com biodiesel para a realização das missas campais e percurso da entrada da construção do novo Santuário.

Essas mudanças buscam aprimorar a experiência dos devotos, em sintonia com as preocupações ambientais. Segundo o padre Marco Aurélio, “estamos olhando para o mundo, para as pessoas e o meio ambiente. Um projeto que será celebrado com muita alegria durante a Romaria”, comenta o reitor.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno