Evangelização

Qual a função da música na celebração litúrgica?

No Dia Internacional da Música, a coordenadora do Canto Litúrgico da Arquidiocese de Goiânia compartilha informações sobre a função dela nas missas

A música tem o poder de aquietar nossos corações e nos aproximar do Pai. Hoje, 1º de outubro,  é Dia Internacional da Música, data para refletir sobre o papel desta arte nas celebrações.  “Na Missa você pode levar Jesus para as pessoas através da sua música, do seu canto.” A afirmação é da musicista Leonice Ângela, coordenadora do Canto Litúrgico da Arquidiocese de Goiânia.

Ainda que cause sentimentos de emoção e alegria, a música neste contexto transcende a simples manifestação cultural, e tem o objetivo de levar o público que assiste a missa a entrar no ministério. “Na celebração eucarística, o objetivo é levar a assembleia à oração”, esclarece Leonice. Para isso, os músicos estão numa posição de serviço com função litúrgica. “Este é um belo dia para lembrar da música e lembrar que devemos nos dedicar a ela para oferecer mais e melhor ao próximo”, ressalta.

Todos os músicos que servem nas celebrações têm uma preparação especial. As músicas são devidamente estudadas, disponibilizadas com antecedência para que cada coral aprenda, cante e ensine à assembleia. “Ao definir as músicas, pensamos em que tempo estamos e são analisados critérios litúrgicos para cada música”, revela Leonice.

Buscando a evolução de todas as paróquias a arquidiocese de Goiânia realiza um curso por semestre para ensinar e orientar os músicos. E disponibiliza através do seu site todas as informações das musicas utilizadas em cada celebração. Cifras, partituras e letras das músicas podem ser acessadas e aprendidas em qualquer momento. Clique aqui e confira.

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno