Santo Efrém

Efrém nasceu no ano de 306, na cidade de Nisibi, atual Turquia. Cresceu em meio a graves conflitos de ordem religiosa e heresias, que surgiam tentando abalar a unidade da Igreja. Mas todos eles só serviram para fortalecer sua fé em Cristo e Maria.

O pai de Efrém era sacerdote pagão e sua mãe cristã. Ele foi educado entre a dualidade do paganismo do pai e do cristianismo da mãe. O patriarca da família jamais aceitou a fé professada pelo filho e o expulsou de casa. Foi batizado aos18 anos e viveu do seu próprio sustento, trabalhando num balneário local.

Dirigiu e lecionou uma escola que pregava e defendia os princípios cristãos, escrevendo várias obras sobre o tema. Seus sermões atraíam multidões e sua escola era muito concorrida pelo conteúdo didático e simples. Por sua linguagem poética, recebeu o apelido carinhoso de “Harpa do Espírito Santo”. Somente a Nossa Senhora dedicou mais de 20 poemas, transformados em hinos.

Efrém morreu no dia 9 de junho de 373, em Edessa, sem ter sido ordenado sacerdote. É venerado neste dia por sua santidade, tanto pelos católicos do Oriente como do Ocidente. Em 1920, o papa Bento XV o declarou doutor da Igreja.

Santos de Janeiro

Ver todos

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno