Solenidade do Nascimento de João Batista

Hoje é o dia que a Igreja Católica celebra o nascimento de São João Batista. Junto com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário de nascimento recordado pela liturgia. São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.

Estudiosos apontam que João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.

No Evangelho de Mateus há uma descrição sobre São João: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência” (por isso Batista).

Os Evangelhos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, para que o Messias aparecesse e cumprisse sua missão.

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, São João foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes. Ele foi decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão de Herodes, com o qual vivia em pecado.

São João morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

Santos de Dezembro

Ver todos

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno