Notícias

Dignidade e evangelização às comunidades carentes

Pe. Reinaldo Martins fala sobre o objetivo e planejamento do projeto, realizado pelas Obras Sociais Redentoristas.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_10_05_004As Obras Sociais Redentoristas realizam, periodicamente, as Ações Sociais em comunidades carentes de Trindade (GO). Um dia especial com vários tipos de serviços é oferecido à população. No Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 5, o diretor das Obras Sociais, Pe. Reinaldo Martins, falou sobre o objetivo, planejamento e execução do projeto, realizado para levar mais dignidade e evangelização a quem precisa. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: O que é a Ação Social Redentorista? Qual é o objetivo desse evento?

Pe. Reinaldo Martins: É um projeto da Congregação do Santíssimo Redentor que visa levar os atendimentos sociais que são oferecidos dentro dos nossos centros sociais para uma comunidade carente, que não tem assistência básica do poder público, ou não é contemplada por um centro social. Levamos os projetos, os atendimentos médicos de modo especial para essa comunidade, tentando ser uma presença viva de Jesus Cristo naquela comunidade.

Talíta Carvalho: De que forma esses locais, que recebem as Ações Sociais, são escolhidos?

Pe. Reinaldo Martins: Nós recebemos diversos pedidos no decorrer do ano e fazemos visitas locais, levantamos alguns critérios como: a comunidade ser carente, a assistência do poder público, se a necessidade que a comunidade apresenta vai ao encontro daquilo que o projeto se dispõe a oferecer e como é a nossa parceria com a comunidade, a igreja local, o poder público local. Então, esses são os critérios que nós levamos em consideração para escolher o lugar onde irá acontecer a Ação Social.

Talíta Carvalho: Para que uma Ação Social aconteça precisa de um planejamento antecipado. De que forma é feito esse planejamento até o dia da Ação Social? Quais são os resultados que isso trás?

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_10_05_001Pe. Reinaldo Martins: Nós escolhemos a comunidade e oferecemos formação, capacitação, fechamos a parceria com o poder público, com as escolas, com o pároco local e assim por diante. Então, é um trabalho amplo e contínuo junto à comunidade no decorrer daquele ano.

Talíta Carvalho: Qual é a relação deste projeto com o carisma redentorista?

Pe. Reinaldo Martins: A missão redentorista é estar junto aos pobres e abandonados. Então, por meio deste projeto, a Congregação Redentorista busca ser fiel ao seu carisma, a exemplo de Santo Afonso, que busca ir ao encontro dos cabreiros, dos que moravam nas comunidades rurais. Hoje nós vamos para as periferias com este projeto social, estamos indo ao encontro do pobre, do abandonado, que está à margem da sociedade em nossas periferias e não são contemplados com o atendimento básico, que é de direito básico de todo cidadão. Então, estamos somente resguardando e buscando ser um sinal da presença da Igreja junto a essas pessoas.

Talíta Carvalho: Para você, enquanto Missionário Redentorista, como é fazer parte desse tipo de projeto, de trabalho?

Pe. Reinaldo Martins: É muito gratificante, é muito bom fazer parte de um projeto que leva esperança ao coração das pessoas, que leva amor, carinho e que é realmente uma presença de Deus no mundo de hoje. Que no ano que vem possamos realizar a sexta Ação Social, podendo contar sempre com a colaboração dos nossos voluntários, não posso deixar de lembrar a importância do voluntariado neste projeto social.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno